Um pêlo encravado ocorre quando um pêlo raspado ou pinçado volta à pele e causa inflamação e irritação, de acordo com a Mayo Clinic. Pêlos crespos muitas vezes se tornam encravados, especialmente após o barbear, quando eles se enrolam e se alojam de volta dentro do folículo piloso. Muitas pessoas se referem a pêlos encravados como borbulhas, enquanto os médicos se referem à condição de pseudofoliculite da barba.
Fatores de Risco
Um pêlo encravado pode ocorrer em qualquer pessoa e em qualquer parte do corpo que tem cabelo. Algumas pessoas, no entanto, correm mais risco de desenvolver pêlos encravados do que outras. Pessoas com dermatite, diabetes e um sistema imunológico comprometido, como aqueles com AIDS e leucemia, correm mais riscos de problemas com pêlos encravados. Atletas e pessoas que vivem ou trabalham em climas quentes e úmidos também correm risco. A obesidade aumenta o risco de desenvolver pêlos encravados, assim como o uso de cremes esteróides tópicos.
Prevenção /Solução
Segundo Joely Kaufman, MD, a maneira mais simples de eliminar pêlos encravados é parar de se barbear ou evitar fazer a barba todos os dias. Quando isso não for viável, faça a barba com uma navalha elétrica ou lâmina única. A empresa de cuidados com a pele recomenda manter a lâmina afiada, alterando-a pelo menos uma vez por semana. Lave a área a ser raspada em água morna antes de fazer a barba para amaciar os cabelos. Faça a barba na mesma direção em que o cabelo cresce e evite raspar a mesma área mais de uma vez. Lave a navalha com frequência enquanto faz a barba. Quando terminar de fazer a barba, aplique uma loção suave na área em vez de colônia ou loção pós-barba. HealthHype.com sugere ainda usar roupas soltas e nunca compartilhar lâminas de barbear ou toalhas.
Opções de tratamento sem receita
Pelos encravados, por vezes, curam sem qualquer tratamento em uma ou duas semanas. Em outros casos, a limpeza da área com uma esponja bucha e sabonete antibacteriano pode ser suficiente para tratar um pêlo encravado. Os pêlos encravados também podem ser tratados com creme de hidrocortisona, uma solução de peróxido de benzoíla ou uma pomada antibiótica, como a Bacitracina. Todos esses três tratamentos estão prontamente disponíveis em supermercados e farmácias. Algumas pessoas arrancam pêlos encravados, mas este tratamento é desencorajado pela empresa de cuidados com a pele, pois pode causar cicatrizes e infecções.
Quando ver o médico
pêlos encravados geralmente podem ser tratados com bastante sucesso usando over-the remédios -contador. Há momentos, no entanto, quando pêlos encravados podem exigir atenção médica. Consulte um médico se os inchaços causados por pêlos encravados estiverem se enchendo de pus ou causando dor e desconforto que vão além das camadas superiores da pele. Pêlos encravados que deixam a pele descolorida ou com cicatrizes devem ser tratados por um médico. Vários inchaços vermelhos com centros brancos que estão agrupados em conjunto podem ser um sinal de foliculite estafilocócica e devem ser verificados por um médico.
O que esperar do médico
Normalmente, um médico pode determinar se uma condição é um pêlo encravado simplesmente olhando para ele. Se houver alguma dúvida, um esfregaço de pele ou biópsia pode ser feito para confirmar. Mesmo que um indivíduo esteja tratando com sucesso pêlos encravados com produtos de venda livre, pode ser sábio confirmar que pêlos encravados recorrentes são, de fato, pêlos encravados. Em alguns casos, o médico pode prescrever antibióticos orais para ajudar com pêlos encravados, mas muitos médicos recomendam um tratamento sem receita médica, uma vez que determinaram que não há outros problemas. , , ] ]