O uso de clareamento da pele para reduzir manchas escuras devido ao envelhecimento, exposição ao sol, medicamentos ou poluição é uma opção para retornar a pele à sua coloração original. A hiperpigmentação, ou o aumento da produção de melanina - resultando em manchas mais escuras de pele - é também uma razão para o clareamento da pele. O processo tem sido associado à controvérsia por certos grupos étnicos que procuram aliviar a aparência da pele e parecer mais branco. Os procedimentos de clareamento da pele podem levar algumas semanas ou até um ano ou mais para mostrar resultados. Reverter os efeitos do branqueamento da pele pode ser tão longo quanto possível.
Interrompa o uso de qualquer procedimento de clareamento da pele. Para reverter os efeitos, o processo deve ser interrompido e uma avaliação da pele realizada. Inspecione visualmente a pele quanto à condição atual e coloração em relação ao tom geral da pele. Se algum dano na pele tiver ocorrido durante os tratamentos clareadores da pele, consulte um médico para avaliar os efeitos a curto ou longo prazo.
Exponha a pele à luz solar. A luz solar pode, naturalmente, interromper ou reverter o processo de clareamento da pele. A pele começará a absorver os raios ultravioleta do sol e começará a escurecer a pele nas áreas onde o clareamento ocorreu. O branqueamento reduz a produção de melanina do corpo, a substância que faz com que a pele pareça mais escura. A exposição ao sol estimula a produção de melanina na pele. Recomenda-se que a proteção da pele seja usada sempre que a pele estiver exposta ao sol.
Contate um dermatologista profissional para obter assistência no monitoramento do processo de reversão do clareamento da pele. Opções adicionais para reverter os efeitos podem estar disponíveis através de um especialista em cuidados com a pele, como um dermatologista. Um profissional também pode fornecer informações sobre o progresso durante o processo de reversão.
Advertências
Muitos branqueadores da pele contêm mercúrio e hidroquinona como ingredientes principais. Estes produtos químicos são tóxicos e podem resultar em problemas de saúde a longo prazo, incluindo câncer e condições da tireóide. Danos graves, como cicatrizes, acne e descoloração extrema da pele, criados pelo uso de produtos de branqueamento da pele, podem ser irreversíveis.