A gaze medicinal é mais usada como proteção para feridas ou cortes. Como a gaze entra em contato direto com feridas abertas, é de suma importância que a gaze usada seja estéril. Toda a gaze é estéril garantida até que seja removida de sua embalagem, mas mantendo-a estéril quando a embalagem foi removida ou comprometida assegurará que esteja livre de patógenos potencialmente prejudiciais. As luzes ultravioletas e o iodo são os métodos mais eficazes para garantir que a gaze que você usa esteja livre de sujeira, bactérias e vírus.
Limpe a ferida com sabão e água - ou peróxido, se disponível - antes para aplicar a gaze. A gaze estéril não previne a infecção, se a ferida em si tiver sido contaminada.
Coloque-a em uma câmara ultravioleta e deixe por uma hora. Isso matará quaisquer germes e contaminantes na superfície da gaze.
Bata a gaze em uma panela de água fervente, se você não tiver acesso a uma câmara ultravioleta. Deixe a gaze descansar na água fervente por 2 a 3 minutos. Retire-o e coloque-o em uma superfície que tenha sido cuidadosamente limpa com água e sabão, para evitar a re-contaminação.
Coloque o iodo na gaze, uma vez que ele tenha sido esterilizado usando fervura água ou luz ultravioleta. Imediatamente coloque a gaze de iodo para baixo na ferida.
Coisas necessárias
Sabonete e água
Iodo
Câmara de luz UV
Água fervente