Freon é o nome comercial dos solventes de hidrocarbonetos clorados e fluorados fabricados pela empresa Dupont. Você encontrará o Freon em produtos comerciais como refrigerantes, extintores de incêndio, propelentes de aerossóis, solventes desengraxantes e anestésicos locais. A exposição ao Freon em suas formas líquida e gasosa pode causar sérios problemas de saúde.
Contato com os olhos
Se Freon entrar em contato com seus olhos, você pode sentir irritação ou queimadura nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento e visão embaçada. Sintomas mais graves incluem: dor intensa e perda de visão. Lave os olhos com água durante 15 minutos imediatamente após a exposição se o Freon não congelar o tecido ocular. Se congelou o tecido, procure imediatamente um médico.
Inalação
A inalação aguda de Freon pode resultar em irritação nasal e congelamento. Se você inala uma alta concentração de Freon, sofrerá de desorientação, tosse, dificuldade para respirar, tontura, vertigem e cansaço. Estes sintomas podem levar a irregularidades cardíacas, inconsciência e até morte. Você também pode experimentar uma alta induzida por produtos químicos. Depois que o alto passar, você poderá sentir agitação e medo. Se você inalou Freon, procure imediatamente ar fresco. Peça ajuda médica de emergência se alguém parar de respirar devido à inalação de Freon.
Ingestão
A deglutição de Freon líquido causa congelamento das vias respiratórias superiores e do trato gastrointestinal, o que pode causar queimação no esôfago, Se você ingerir uma grande quantidade de Freon, o líquido pode entrar em seus pulmões durante o consumo ou vômitos subseqüentes. Freon líquido nos pulmões pode causar pneumonia química, uma doença potencialmente fatal. Outros sintomas possíveis incluem: tontura, dor de cabeça, confusão, tosse, asfixia, febre, inconsciência, descoloração azulada da pele e batimentos cardíacos acelerados. Beba de um a dois copos de água morna e procure tratamento médico se ingerir Freon.
Contato com a pele
Quando o líquido Freon entra em contato com sua pele, você sentirá uma frieza nessa área causada pela rápida evaporação. Freon. Também pode causar ressecamento da pele, irritação, queimação e congelamento. O congelamento severo pode resultar em necrose (morte) de células da pele ou tecidos subjacentes. Algumas pessoas também desenvolvem erupções cutâneas após a exposição a Freon. Se a sua pele não estiver congelada, lave-a com água e sabão por pelo menos 15 minutos. Consulte um médico se vermelhidão, comichão ou ardor persistir. Se o Freon causar congelamento, lave a área com água e procure atendimento médico imediato.