A doxiciclina é um antibiótico que tem uma variedade de efeitos colaterais, que incluem o refluxo ácido e a possibilidade de uma reação alérgica. Também pode causar alguns outros efeitos colaterais muito graves, como o amarelecimento permanente dos dentes e, em bebês ou crianças, uma interrupção súbita do crescimento ósseo. Como com qualquer antibiótico, os riscos dos efeitos colaterais devem ser equilibrados com as vantagens de usar esse antibiótico em particular.
Doxiciclina
A doxiciclina é um antibiótico que está relacionado à tetraciclina. Pode ser usado para tratar uma variedade de infecções, incluindo bactérias e certos tipos de infecções parasitárias. É frequentemente usado para tratar a acne e doenças do sistema urinário e reprodutivo. Também pode ser usado profilaticamente para prevenir a malária.
Doxiciclina e o Ciclo Menstrual
A doxiciclina é freqüentemente relatada como sendo anedótica para interagir com o ciclo menstrual. Muitas mulheres relatam que seu período está atrasado. Esse atraso pode durar de alguns dias a várias semanas. Esse atraso é relatado para ocorrer tanto em mulheres que são sexualmente ativas e aqueles que não são.
Causas de períodos atrasados
O ciclo menstrual é muito sensível aos níveis hormonais. Esses hormônios podem ser afetados por uma variedade de fatores, incluindo nutrição, estresse e alterações no ritmo circadiano. Embora seja possível que a doxiciclina interaja com os níveis hormonais, as condições que geralmente garantem o tratamento com doxiciclina (infecção ou profilaxia da malária) também podem levar a estresse e mudanças na dieta.
Doxiciclina e contraceptivos orais
Muitos médicos recomendam que os pacientes que estão usando contraceptivos orais utilizam outro método de controle de natalidade enquanto tomam doxiciclina. Isso ocorre porque a doxiciclina faz com que certas enzimas do fígado se tornem mais ativadas. Como essas enzimas também quebram os contraceptivos orais, o tratamento com doxiciclina pode comprometer a eficácia desses medicamentos. Como os contraceptivos orais funcionam controlando os níveis hormonais, qualquer medicamento que interaja com eles pode interromper o ciclo hormonal. Estudos clínicos determinaram que a doxiciclina não diminui a eficácia dos contraceptivos orais. No entanto, devido ao potencial da medicação em interromper o ciclo hormonal, muitos médicos ainda recomendam a contracepção "de reserva" para pacientes que tomam doxiciclina.