A assimetria facial ocorre quando a face não é simétrica ou equilibrada de maneira uniforme. A maioria de nós tem faces assimétricas até certo ponto, mas não no grau que é perceptível. No entanto, às vezes, a assimetria pode ser pronunciada e muito óbvia. Os problemas faciais assimétricos podem ser congênitos e aparecer no nascimento ou podem se desenvolver mais tarde na vida.
Torcicolo congênito
Segundo o Yourspine.com, se a cabeça de uma criança estiver inclinada para um lado ou para o outro (isso é chamado torcicolo congênito), este pode ser um precursor da assimetria facial. Se não for tratada, esta condição pode levar à curvatura da coluna vertebral, escoliose e desequilíbrio significativo da face.
Por que ocorre Congential toricollis pode ser causada por malpositioning do feto, enquanto no útero ou o uso de extração a vácuo ou fórceps durante o parto.
Problemas dentários e mandibulares
Irregularidades faciais podem ocorrer se houver problemas com os dentes de um indivíduo. A ortopedia dento-facial é a área da odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentárias e faciais que resultam em assimetria facial. Esses especialistas em odontologia podem usar chaves para alinhar a mandíbula, lábios e dentes, o que resulta em equilíbrio facial, de acordo com a Mayo Clinic. Às vezes, a mandíbula simplesmente não cresce corretamente e isso pode resultar em uma série de problemas, de acordo com Michael J.Karakourtis, DDS. Quando isso acontece, pode impedir a capacidade de uma pessoa falar, comer, mastigar, morder ou respirar normalmente. A assimetria facial freqüentemente ocorre quando há anormalidades ou irregularidades na mandíbula. A cirurgia ortognática é necessária para corrigir a malformação da mandíbula. Esse tipo de cirurgia resulta em uma face mais simétrica, bem como corrige problemas de mastigação, respiração e fala.
Craniosynostosis
O Science Daily explica que uma das principais causas de assimetria facial é a craniossinostose, que é a fusão prematura de as suturas cranianas. Esta é uma condição congênita e resulta em uma aparência assimétrica ou desigual no rosto e na testa. Pode ser corrigido por cirurgia, o que é feito desde o início. Entretanto, alguma assimetria, embora não pronunciada, permanece mesmo após a correção cirúrgica.
Walter C. Buchsieb, DDS, MS, Professor Associado emérito, Seção de Ortodontia, Faculdade de Odontologia, Ohio A State University explica na Netwellness.org que a assimetria pode ocorrer durante um surto de crescimento na puberdade. Se, por exemplo, um indivíduo percebe, à medida que envelhece, que sua mandíbula não parece mais simétrica, Dr. Buchseib observa que isso pode ser o resultado de um lado da mandíbula crescendo mais rápido que o outro quando o indivíduo passou por um surto de crescimento. . Esta condição pode ser diagnosticada através do uso de uma radiografia ou vista vértice submental, de acordo com Dr. Buchseib.
Microsomia Hemifacial
Outra condição que pode resultar em assimetria facial é microssomia hemifacial, de acordo com o National Craniofacial Associação. Quando esta condição está presente, a metade inferior de apenas um lado da face é subdesenvolvida e não cresce como deveria. Essa condição também é conhecida como síndrome do segundo arco braquial, disostose otomandibular, síndrome orbital-mandibular-auricular ou displasia facial lateral. Alguns indivíduos podem ter um caso leve disso, enquanto outros podem sofrer assimetria grave. Fatores que estão sempre presentes com essa condição, independentemente de sua gravidade, incluem o mau desenvolvimento da orelha e da mandíbula. Fenda palatina é o principal defeito congênito facial, com a microssomia hemifacial sendo o segundo principal defeito congênito facial.