O Efudex (fluorouracil) é o principal tratamento da pele para queratoses actínicas ou solares - crescimentos da pele que podem causar câncer se não forem tratados. Disponível na forma de creme ou solução, o Efudex também é importante no tratamento de tumores malignos de crescimento lento (carcinoma basocelular superficial) que podem ser encontrados nas bordas das pálpebras, lábios ou narinas. A medicação é geralmente aplicada à área afetada até o ponto em que a pele antiga se solta ou forma-se uma lesão, e é por volta dessa hora que o seu médico lhe pedirá para parar de usar Efudex. Após o período de tratamento, que geralmente dura de duas a quatro semanas, você precisa de mais um a dois meses de cura. É neste período de cura que o máximo cuidado é necessário para complementar os efeitos do Efudex.
Use um antibiótico chamado Mupirocin 2% e um propionato de fluticasona corticosteróide 0,05%. Estes são dois tipos de cremes tópicos que os médicos geralmente prescrevem no primeiro e segundo dias de cura após o término do tratamento com Efudex. Misture e aplique os dois cremes na área afetada duas a três vezes ao dia, mas de preferência uma vez depois de acordar e outra à noite. Durante esse tempo, espere que sua pele se quebre, sangre e arda, e espere que seus olhos inchem.
Use um analgésico como o Tylenol para reduzir a dor do quarto ao sexto dia de cura. Espere uma dor mais pungente, uma pele com sangue e coceira na parte afetada.
Aplique protetor solar para proteger a pele que está se curando quando você sair. Continue fazendo isso em qualquer ponto do processo de cura se achar que sua pele ficará exposta à luz solar. Espere uma dor mais severa acompanhada de rachaduras e descamação da pele danificada.
Continue a fazer visitas regulares ao médico para avaliar o progresso e a eficiência de sua cura. Durante este tempo, o médico pode dar uma estimativa de quando a cura deve ser concluída e a medicação parou.
Continue aplicando os dois cremes (veja o Passo 1) como sua cura. progride. Do oitavo ao décimo dia de cura, você notará um certo ressecamento e estanqueidade da pele da área afetada, grandes flocos de pele velha saindo após a lavagem, e pele rosa aparecendo na área.
Pare de aplicar os dois cremes no 12º ao 14º dia de cura. Por volta dessa época, a dor terá sido bastante reduzida, embora a coceira possa permanecer.
Evite colocar qualquer pressão sobre a pele rosa recém-nascida em qualquer ponto de cicatrização. Depois de cerca do 21º dia, você verá uma redução notável no tom rosado da nova pele. Espera-se que a coceira pare e o rosado diminua até o 28º dia. Tudo voltará ao normal no 36º dia, embora alguns pacientes possam se recuperar completamente no 22º dia.
Dica
Durante o processo de cura, nunca use nenhum tipo de cosmético ou outra pele. produtos. Se alguma vez esquecer a aplicação dos cremes, basta retomar a aplicação conforme receitado pelo seu médico sem aumentar ou duplicar a dose. Consulte o médico após a terapia para uma avaliação completa da sua cura.
Advertências
Nunca aplique nenhuma das medicações acima (os dois cremes e o analgésico), a menos que seja prescrito pelo médico. Nunca tente cobrir a área afetada com gaze ou ataduras, a menos que seja recomendado pelo seu médico. Evite totalmente a exposição ao sol ou outras formas de luz UV durante o processo de cicatrização. Mesmo após a cura completa, certifique-se de usar protetor solar todos os dias.
Coisas necessárias
Mupirocina 2% creme
Propionato de fluticasona 0,05%
>
Tylenol
Protetor solar