A maioria dos pontos encontrados nas gengivas não é grave e resulta de pigmentos naturais da pele, pequenos hematomas, placas endurecidas, pedaços de recheios de prata sob a gengiva ou uma veia; mas em casos raros, podem significar melanoma maligno oral, uma forma de câncer bucal. Esta doença é frequentemente fatal. Se você notar qualquer alteração em suas gengivas, visite um dentista para obter um diagnóstico completo. Cálculo, também conhecido como tártaro, ocorre quando a placa endurece e, de acordo com o Dr. Phyllis Beemsterboer da UCLA, não pode ser removido simplesmente escovando ou usando fio dental. Cálculo pode variar em cor de amarelo escuro para preto e pode aparecer ao longo de sua linha de goma sob a forma de manchas; pode levar ao mau hálito e a diminuir as gengivas. Um dentista pode remover o cálculo em excesso, mas o uso regular do fio dental e a escovação evitarão que ocorra. De acordo com o investigador do Instituto Médico Howard Hughes David M. Kingsley, dentifrícios especiais que combatem o cálculo, contendo pirofosfatos, estão disponíveis.
Melanina Spots
Pessoas com pele escura ou com ascendência de pele escura são propensas a melanina manchas se formando nas gengivas. A melanina é um pigmento que ocorre naturalmente e é geralmente inofensivo, embora existam tratamentos a laser que possam remover essas manchas. De acordo com a Universidade do Tennessee College of Medicine, em casos raros, manchas de melanina podem ser ligados à polipose doença hereditária.
Tatuagens de amálgama
Estas descolorações da gengiva são bastante comuns e benignas. Eles são formados quando partículas de recheios de prata se fixam no tecido mole da boca. As manchas também podem ocorrer se você tiver dentes falsos, pois as partículas do metal de uma tampa estão alojadas dentro da gengiva. Eles podem ser preto, azul escuro ou cinza e parecem uma tatuagem. De acordo com a Oral Cancer Foundation, eles são inofensivos e podem ocorrer ao longo do tempo, ou durante uma operação odontológica. Embora benignas, elas podem ser removidas por um dentista se você achar que elas parecem feias. Caso contrário, eles são permanentes.
Melanoma Maligno Oral
Melanoma Maligno é a forma mais letal de câncer de pele, mas raramente é encontrado na boca. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, o melanoma maligno oral é responsável por entre 0,2% e 8% de todos os melanomas. Se você fuma, mastiga tabaco ou bebe muito, suas chances de desenvolver melanoma oral aumentam. Começa como uma pequena mancha preta, geralmente com menos de 1 mm de diâmetro, que na verdade é um tumor que cresce, com bordas irregulares. Melanomas malignos são muitas vezes fatais, porque muitas vezes não são descobertos até que tenham atingido um estágio avançado, pelo qual a taxa de sobrevida é, em média, de dois anos.
Prevenção /Solução
Escovação e uso do fio dental regularmente melhorar sua higiene bucal. Evite mascar tabaco, fumar e beber excessivamente. Ir para verificações dentárias regulares. Dessa forma, seu dentista pode detectar sinais precoces de doença. Se ela perceber algo como melanoma maligno oral antes de crescer, pode salvar sua vida. Se você notar qualquer mancha preta em suas gengivas, faça com que elas sejam verificadas imediatamente por um dentista.