Milhões de homens e mulheres que precisam tomar remédios prescritos ou remédios para tratar problemas médicos descobrem que seus cabelos repentinamente começam a mudar de cor ou que os corantes capilares que foram usados no passado não produzem mesmos resultados pós-medicação como eles fizeram antes da medicação. De desbotamento a resultados totalmente inesperados após um trabalho de tintura, a experiência pode ser surpreendente e um pouco embaraçosa. O conhecimento sobre a conexão entre a cor do cabelo e a medicina é a chave para entender o que você pode e o que não pode fazer com o seu cabelo quando está tomando certos medicamentos.
Muitos antibióticos como doxiciclina podem causar um ligeiro desbotamento da cor do cabelo, ou fazer com que certas partes do cabelo apresentem uma tonalidade diferente. Medicamentos da tireóide podem causar um escurecimento do cabelo. Os medicamentos quimioterápicos também podem afetar a coloração. Textura e espessura também podem ser afetadas. Discuta essas possibilidades com seu médico para não se surpreender com mudanças repentinas e discuta essas mudanças com o seu cabeleireiro para determinar o melhor curso de ação. As reações adversas a medicamentos também podem ser causadas por reações alérgicas a um medicamento que causam alterações na cor do cabelo.
Causas da mudança de cor do cabelo
Algumas condições médicas, como insuficiência cardíaca, hipertensão e condições pulmonares que exigem indivíduos que tomam anticoagulantes ou diuréticos também podem levar a mudanças na cor do cabelo. A hemodiálise pode causar um clareamento dos cabelos em indivíduos tratados com heptaminol, pois os métodos pelos quais a cor é depositada nas células e nas fibras capilares são interrompidos ou retardados por causa de alterações metabólicas e bioquímicas no corpo. Essa mudança pode afetar não apenas os pêlos da cabeça, mas também os pêlos do corpo, além das sobrancelhas, cílios, bigodes e barba. Em alguns casos, um trabalho de tingimento profissional pode aliviar o problema temporariamente, mas muitas pessoas acham que alguns corantes simplesmente não "tomam". Em tais casos, o indivíduo pode ter que ser paciente e esperar até que os tratamentos com medicamentos tenham completado seu curso. Converse com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais e reações a medicamentos específicos e discuta as opções com profissionais de saúde e especialistas em cabelo para obter soluções ideais.