Apenas a idéia de qualquer tipo de fungo na pele é suficiente para fazer você sentir coceira e desconforto. No entanto, todo mundo tem fungos e bactérias que ocorrem naturalmente na pele. Quando um certo tipo de fungo começa a crescer rapidamente, causa uma condição conhecida como tinea versicolor. Esta infecção fúngica desativa as células que causam a pele a bronzear-se, por isso, áreas da pele que estão infectados, muitas vezes aparecem como manchas brancas ou manchas.
Causas
Tinea versicolor é uma infecção fúngica da pele causada pela levedura Pityrosporum ovale. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, esta levedura ocorre naturalmente na pele de todos. Quando o fermento começa a se multiplicar rapidamente, ele pode formar pequenas colônias na superfície da pele. A razão pela qual o fermento faz isso em algumas pessoas, mas não em outras, é desconhecida, mas sabe-se que a tinea versicolor não é contagiosa. É mais provável que ocorra durante o tempo quente, presumivelmente porque o aumento da humidade na pele através da transpiração cria um ambiente que estimula o crescimento dos fungos.
Identificação
As manchas causadas pela tinea versicolor podem variar na aparência. Quando uma pessoa é exposta ao sol e sua pele fica bronzeada, as áreas afetadas pela tinea versicolor aparecem como manchas brancas ou manchas. As manchas também podem aparecer como manchas cor-de-rosa ou vermelhas na pele não curtida, e quando a infecção é deixada por um longo tempo, as manchas podem parecer de cor rosada. Você também pode notar uma leve descamação nas manchas após um exame minucioso. A maioria dos médicos vai diagnosticar tinea versicolor com base em uma inspeção visual das áreas afetadas, mas uma raspagem da pele examinada sob um microscópio também pode ser usada para o diagnóstico.
Tratamento
Porque esta infecção está na superfície do pele, aplicações tópicas são usadas para tratá-lo. Estes medicamentos antifúngicos podem ser vendidos sem receita médica ou receitados por um médico com maior força. De acordo com o National Institutes of Health, aplicando xampu caspa para a área afetada e permitindo que ele se sente por 10 minutos antes de enxaguar também pode tratar tinea versicolor. Este tratamento precisaria ser aplicado por vários dias, até duas semanas, antes da resolução ocorrer.
Prevenção
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a tinea versicolor é uma condição crônica. Isto significa que é provável que volte a ocorrer em alguém que tenha experimentado este tipo de infecção. O Instituto Nacional de Saúde recomenda que as pessoas propensas a este tipo de infecção devem evitar a transpiração excessiva. Algumas pessoas também acham que, uma vez que um surto tenha sido tratado e esclarecido, usar um xampu para caspa uma vez por semana para lavar o corpo durante o banho pode prevenir futuros surtos.
Prováveis candidatos:
Pessoas que vivem em climas quentes são mais propensos a desenvolver tinea versicolor do que aqueles que vivem em climas mais amenos. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, adolescentes do sexo masculino e homens jovens são mais comumente afetados por essa condição. Pessoas que suam excessivamente também são mais propensas a desenvolver tinea versicolor do que pessoas que não o fazem.