A clindamicina é um antibiótico que é frequentemente prescrito para tratar muitas infecções bacterianas diferentes. Infelizmente, algumas pessoas são alérgicas a este antibiótico, o que pode resultar em erupção cutânea. Como essa erupção é um resultado de uma alergia a uma droga que precisa ser tomada mesmo após o surgimento da erupção cutânea, a melhor maneira de tratar essa erupção é tentar aliviar os sintomas e minimizar o desconforto.
Pare de tomar clindamicina apenas se a erupção for grave. Se a erupção cutânea for intensa e você também estiver com dor de cabeça forte, diarreia com sangue ou náusea grave com amarelamento dos olhos, isso é indicativo de uma reação grave à clindamicina. Você deve parar de tomar a medicação imediatamente e entrar em contato com seu médico.
Trate com creme de cortisona. Creme de cortisona, disponível sobre o balcão, deve ser aplicado à área afetada 2 a 3 vezes ao dia.
Use um gel de aloe. Aloe cremes podem ajudar a aliviar a coceira e sensação de queimação, muitas vezes associada a uma erupção cutânea e pode ser usado sempre que necessário.
Hidratar com manteiga de cacau. As erupções cutâneas muitas vezes podem ser exacerbadas pela pele seca, e alguns dos tratamentos, como aloe e creme de cortisona, também podem secar a pele. É por isso que é importante hidratar a área afetada usando manteiga de cacau várias vezes ao dia.
Evite irritações adicionais. Se possível, proteja a área afetada usando um band-aid, gaze ou algum outro tipo de curativo, para evitar que ela seja escovada e irritada.
Coisas Necessárias
Creme de cortisona
Aloe gel
Manteiga de cacau
Band-aid