Todos nós vimos os narizes roxos e bulbosos de W.C. Campos, Karl Malden e Bill Clinton. Embora a descoloração de um nariz não possa ser evitada, ele pode ser tratado. Mas pode ser difícil determinar a causa de tal descoloração e espessamento do nariz. Em geral, porém, é causada por uma condição crônica chamada rosácea.
Rosácea
Normalmente, quando um nariz aparece bulboso e roxo, é o sinal do estágio mais extremo de uma condição crônica chamada rosácea. Este estágio é chamado de rinofima, e é importante notar que muitos casos não progridem para esse estágio. O primeiro sinal da condição é vermelhidão facial devido a capilares quebrados. Esta vermelhidão geralmente começa nas bochechas, nariz, testa ou queixo, geralmente na época em que uma pessoa tem 30 anos de idade. Como o problema continua, a vermelhidão pode se transformar em solavancos e espinhas e se espalhar para as pálpebras e, finalmente, para o nariz, onde a pele pode tornar-se espessa e púrpura. Existem quatro subtipos de rosácea e a localização dos sintomas varia.
Sintomas e Sinais
Embora os sintomas variem em grau e localização, os especialistas dizem que sempre incluem pelo menos um dos seguintes: vermelhidão persistente, propensão a lavar ou corar facilmente, pequenos inchaços vermelhos ou espinhas e vasos sanguíneos visíveis. Outros sintomas são levantados manchas vermelhas chamadas placas, espessamento da pele devido ao tecido extra, coceira e olhos vermelhos, pele áspera, seca, coceira e inchaço da face, e outras áreas da pele que estão sendo afetadas, como o pescoço e os ombros. Rosácea não é contagiosa, e não há causas conhecidas, apenas hipóteses, como irritações do sol, bactérias da pele, fluxo sanguíneo, vias inflamatórias anormais e fatores psicológicos. Não foi cientificamente provado que é hereditário, mas algumas evidências sugerem que pode ser. Muitas vezes as pessoas com a doença podem se lembrar de um membro da família com a mesma condição. Um equívoco comum sobre narizes bulbosos, roxos ou vermelhos é que eles são o resultado de consumir grandes quantidades de álcool mais cedo na vida. Mas a condição aparece em ambos os pacientes que bebem álcool, bem como aqueles que não bebem. Também está provado que não há um risco aumentado de câncer para pacientes com rosácea. No entanto, foi comprovado que o consumo de álcool pode agravar os sintomas.
Como os sintomas de todos os pacientes variam, o tratamento também varia para cada paciente. Os médicos devem tratar cada caso de forma diferente, com base nos sintomas específicos do paciente. Normalmente, um antibiótico inicial é prescrito, bem como creme tópico para controlar o problema, com o objetivo final sendo apenas um tratamento tópico. Procedimentos cirúrgicos para remover células sangüíneas visíveis com lasers ou outras fontes de luz são medidas mais extremas de tratamento. Embora a causa da rosácea seja desconhecida, existem tratamentos disponíveis que podem reduzir e retardar os efeitos, bem como grupos de apoio para pessoas com a doença. , , ] ]