O cimento dental é um tipo de material dental que pode ser usado para diferentes finalidades. Alguns cimentos são usados para restaurar o trabalho dentário, enquanto outros são usados para criar trabalho dentário original. Alguns são permanentes, enquanto outros são temporários. Os dentistas devem certificar-se de seguir as instruções do fabricante para cada tipo de cimento, em termos de mistura, usando as proporções corretas e submetendo-as às temperaturas corretas. Existem cinco tipos de cimento dentário: óxido de zinco eugenol, fosfato de zinco, policarboxilato, ionômero de vidro e resina composta.
Eugenol de óxido de zinco
O óxido de zinco Eugenol líquido é composto de eugenol, água, ascético ácido, acetato de zinco e cloreto de cálcio. A versão em pó é composta de óxido de zinco, óxido de magnésio e sílica. Ele vem em dois tipos - o primeiro é mais fraco e é útil para cimentação temporária, e o segundo inclui agentes de reforço que o tornam mais eficaz na cimentação permanente.
Fosfato de zinco
O líquido de fosfato de zinco é composto de fosfórico ácido, fosfato de alumínio e água. A versão em pó é composta por óxido de zinco, óxido de magnésio e sílica. Ele também vem em dois tipos - grãos finos e grãos médios. O primeiro tipo é usado para cimentação permanente de coroas, inlays, onlays e pontes. Cria uma camada fina que é útil em assentos precisos de trabalho dental. O segundo tipo é usado como isolamento para o preenchimento de cavidades profundas.
Policarboxilato
O policarboxilato é composto de ácido poliacrílico, ácido itacônico, ácido maleico, ácido tartárico e água. A versão em pó é composta de óxido de zinco puro. Policarboxilato é usado para cimentação permanente de coroas de aço inoxidável e bandas ortodônticas, e também pode ser usado como uma base sem causar irritação.
Ionômero de vidro
A forma líquida do ionômero de vidro é composta de ácido itacônico ácido tartárico, ácido maleico e água. A forma em pó é composta de óxido de zinco, óxido de alumínio e cálcio. Existem três tipos de ionômero de vidro. O primeiro é usado para cimentar restaurações metálicas e braquetes ortodônticos; o segundo para restaurar áreas erodidas perto da gengiva. O terceiro para revestir ou ligar a dentina.
Resina Composta
A resina composta é versátil quando usada como cimento dentário. Sua baixa espessura de filme e insolubilidade na água permitem a cimentação permanente. É usado para cimentar embutimentos e onlays de cerâmica ou resina, folheados cerâmicos, bandas e suportes ortodônticos e fundições de metal.
, , ] ]