O termo “Coca-Cola” geralmente se refere à Coca-Cola ou a qualquer outro refrigerante relacionado. Quando John Pemberton desenvolveu a Coca-Cola em 1886, a bebida continha quantidades extra de coca e noz de cola. Desde então, a fórmula mudou, mas a bebida continua a ser popular entre os consumidores, apesar de seus vários riscos para a saúde.
Sodas contêm cafeína, uma substância que age como um estimulante, aumentando temporariamente a sua energia. Muito da substância pode levar à inquietação e pressão alta. A cafeína também é viciante; Se você parar de beber refrigerante, você pode experimentar mudanças de humor negativas, como fadiga, depressão e irritabilidade, de acordo com a Qualidade da Saúde. De acordo com a Quality Health, um estudo da Universidade da Saúde do Texas. Centro revelou que beber refrigerante ou refrigerante diet pode aumentar o risco de excesso de peso ou obesidade. De acordo com a eMedExpert, cada lata de refrigerante que você bebe aumenta seu risco de obesidade em 1,6 vezes. Apesar das calorias presentes em uma lata de Coca-Cola, a bebida oferece muito pouco valor nutricional.
Desidratação
Beber Coca-Cola não alivia a sede. De fato, a cafeína pode levar à desidratação. A cafeína age como um diurético, aumentando sua taxa de micção. Quando estiver com sede, escolha água em vez de refrigerante. Se você escolher refrigerante, beba vários copos de água depois.
Danos ósseos
Segundo a Quality Health, um estudo na Tufts University revelou que o consumo de refrigerante leva a uma perda na densidade óssea e aumenta o risco de osteoporose. O ácido fosfórico em Coca-Cola interfere com a capacidade do organismo de absorver cálcio. O ácido também pode corroer o esmalte dos dentes, contribuindo para a cárie dentária e sensibilidade. Outras condições médicas
O consumo excessivo de Coca-Cola pode levar à síndrome metabólica, uma condição que denota um aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Com o tempo, o refrigerante pode levar à cirrose, uma condição na qual o fígado gradualmente deixa de funcionar. A acidez do refrigerante também pode prejudicar o seu sistema digestivo através da inflamação intestinal e erosão. A hipertensão arterial, azia e pedras nos rins são outras condições médicas ligadas ao consumo habitual de Coca-Cola.