Os dentes são expostos a bactérias, produtos químicos e força de moagem e trituração em uma base diária. Nestas circunstâncias, não é de admirar que as pessoas acabem com dores de dente. Algumas dores de dente requerem cuidados intensivos, como um canal radicular, mas alguns podem ser tratados simplesmente com um medicamento de prescrição conhecido como amoxicilina.
O que é amoxicilina?
A amoxicilina é um medicamento de prescrição de antibiótico. Como a amoxicilina é derivada da penicilina, um antibiótico que a maioria das pessoas pode tomar, a amoxicilina é prescrita para uma ampla variedade de doenças bacterianas. É um dos medicamentos mais comumente prescritos para dor de dente de origem bacteriana.
Como funciona
Quando os dentes não são limpos adequadamente por meio de escovação, uso do fio dental e enxaguatório bucal, partículas de alimentos preso nas fendas e em torno dos dentes. Bactérias que estão presentes na boca, em seguida, se alimentam dessas partículas de alimentos. Com o tempo, as bactérias podem causar inflamação das gengivas ou danificar o tecido dentro dos dentes. O resultado geralmente é uma dor de dente. Amoxicilina mata as bactérias que causam a inflamação e danos, assim, livrar-se da fonte da dor de dente. A maioria dos dentistas dá aos pacientes dor de dente uma dose de 500 mg de amoxicilina e instruir o paciente a tomar dois ou três doses por dia, dependendo da gravidade da infecção, altura e peso do paciente e outros fatores biológicos, como outras doenças recentes. Os pacientes geralmente são instruídos a tomar a medicação por cerca de uma semana. As doses não devem ser "recuperadas" se uma delas for esquecida, e toda a prescrição precisa ser concluída mesmo se a dor desaparecer, a fim de evitar que qualquer bactéria restante se torne resistente.
Efeitos colaterais
Como qualquer outra droga, a amoxicilina tem efeitos colaterais. Estes geralmente são leves e incluem sintomas como dor de estômago. Em alguns casos, podem ocorrer efeitos colaterais mais graves, como erupções cutâneas, sangramento ou convulsões. Avise imediatamente o seu médico se tiver algum destes sintomas. Se necessário, o médico pode diminuir sua dose de medicação ou levá-lo para um em que você não reaja de forma tão negativa.
Considerações
Embora a amoxicilina seja comumente prescrita para dor de dente, há muitos casos em que a amoxicilina não faça bem. Exemplos incluem cirurgia oral ou trauma dentário. Isso ocorre porque a amoxicilina é destinada a combater a infecção, em vez de reduzir a inflamação ou aliviar a dor. Qualquer alívio da dor resultante da medicação ocorre porque a amoxicilina está se livrando de bactérias, não porque a medicação em si é um analgésico ou antiinflamatório.