Se seu filho tiver um dente solto, você poderá se sentir tentado a ajudá-lo a arrancá-lo. Não é necessário ajudar a retirar um dente de leite solto, pois as raízes se dissolvem naturalmente e o dente cai sozinho. Se for retirado cedo demais, podem ocorrer complicações que exijam uma visita ao dentista. Em vez de puxar o dente para fora, você pode incentivar a criança a mexer o dente com a língua, sugere o site do Babycenter.
Sangramento
Se você tirar um dente de leite solto da boca de uma criança , especialmente antes de estar pronto para sair, é provável que ocorra sangramento. O Babycenter sugere que você ajude a controlar o sangramento com o uso de um pedaço de gaze umedecido em água fria. Coloque a gaze por cima do sangramento e aplique uma leve pressão por vários minutos. Se o sangramento persistir, entre em contato com um dentista imediatamente.
Dor Como você está arrancando o dente da gengiva para removê-lo, ele sentirá dor. De acordo com a revista "Parents", a área provavelmente será sensível, pois novos dentes podem estar aparecendo e os dentes de leite cortando as gengivas. É provável que as gengivas estejam inchadas e a criança tenha algum desconforto. Quando o dente é arrancado da boca, é provável que a criança sinta alguma dor e dor por vários minutos. Se a dor não parar, ela pode ter desenvolvido uma infecção.
Infecção
O efeito mais sério de se extrair um dente de leite solto é que aumenta o risco de infecção da criança. No local da infecção, inchaço e dor podem ocorrer. Um dentista precisa ser contatado se houver suspeita de infecção. O tratamento da infecção pode exigir o uso de antibióticos e analgésicos.