Se você é um adulto que perdeu um dente, pode substituí-lo por um implante ou ponte dentária. Substituir um dente perdido pode evitar que os dentes restantes mudem e causar uma mudança na sua aparência, além de permitir que você continue mastigando e falando normalmente.
Implantes dentários
Um implante dentário é um poste de titânio que serve como uma raiz para o novo dente substituto artificial. O implante é colocado no osso maxilar. Conforme o osso cresce, ele se funde ao poste de titânio, tornando-o permanente. Uma coroa temporária encabeça o implante enquanto ele cura e funde; a cicatrização leva de seis semanas a nove meses, dependendo do indivíduo e da localização do implante. Após a cicatrização, uma coroa permanente é feita e anexada ao implante. No caso de vários dentes ausentes, um ou mais implantes podem fixar uma ponte ou dentaduras.
Pontes
Uma prótese parcial fixa, comumente conhecida como ponte, consiste em um ou mais dentes artificiais adjacentes. Uma ponte é protegida para soar os dentes em ambas as extremidades. Com uma ponte tradicional, os dentes sadios são retificados e coroados e a ponte é presa às coroas. Com uma ponte de Maryland ou resina ligada, a ponte é anexada aos dentes sadios com cimento resinoso e bandas de metal. Uma ponte em cantiléver pode ser usada quando apenas um ponto de fixação está disponível.
Considerações
Os implantes dentários podem ser menos perceptíveis e fornecer uma aparência mais natural. Os implantes dentários proporcionam uma mastigação mais eficiente do que as pontes, que podem escorregar. Pontes requerem dentes sadios em ambos os lados do dente ou dentes perdidos para colocação; isso não é necessário no caso de implantes dentários. Os dentes aos quais uma ponte tradicional está presa são permanentemente afetados pelo processo de coroamento. Com implantes dentários, os dentes adjacentes não são afetados. Se um dente ao qual uma ponte está conectada desenvolver problemas, a ponte inteira provavelmente precisará ser substituída. Os implantes dentários podem ser mais caros do que as pontes.
O tempo médio de vida de uma ponte, com higiene oral adequada, é de oito a 15 anos. Os implantes dentários são considerados permanentes, embora quaisquer coroas ou pontes ligadas a eles estejam sujeitas ao desgaste normal e possam precisar de substituição em algum momento. Higiene oral adequada é crucial para o sucesso de qualquer trabalho dentário restaurador.
Potencial
Com um implante dentário, o maxilar é estimulado durante a mastigação. Isso pode impedir a perda e o encolhimento do maxilar. Estudos médicos estão sendo realizados para determinar o potencial de colocação de implantes dentários em pacientes com osteoporose. Quando um osso insuficiente está presente para colocar um implante, os enxertos ósseos podem permitir o desenvolvimento de osso suficiente.