A maioria das pessoas se sente envergonhada por flocos brancos no cabelo ou chover sobre os ombros. Este é um sintoma de uma condição do couro cabeludo chamada caspa. A Clínica Mayo explica que isso não representa nenhum perigo sério para a sua saúde, mas sua visibilidade a torna especialmente irritante. É uma condição crônica, que muitas vezes dificulta a conquista sem um esforço consistente e de longo prazo.
A Clínica Mayo afirma que a caspa é mais comumente causada por uma doença de pele chamada dermatite seborreica, que ataca o couro cabeludo. A pele torna-se excessivamente oleosa, levando a vermelhidão e irritação. Eventualmente, ele se desenvolve e lança flocos brancos ou amarelos. Uma levedura chamada malassezia também pode levar à caspa. Geralmente é inofensivo, mas às vezes se alimenta de excesso de óleo e cresce rapidamente. Isso irrita o couro cabeludo e causa um crescimento anormal das células da pele. As células morrem, misturam-se com o óleo extra e juntam-se em flocos. O National Institutes of Health afirma que a caspa geralmente causa coceira, lesões na pele e perda de cabelo. A caspa tende a ser crônica porque suas causas são difíceis de eliminar.
Considerações
Certos fatores de risco contribuem para a caspa crônica. A Clínica Mayo aconselha que você é mais propenso a problemas contínuos se seu cabelo é naturalmente oleoso. A caspa geralmente afeta pessoas desde a idade adulta jovem até a meia-idade, e ocorre mais freqüentemente em homens. Uma dieta sem vitamina B ou zinco suficiente pode tornar uma pessoa mais vulnerável. A caspa também afeta cronicamente muitos ataques cardíacos e sobreviventes de derrame e pessoas que se recuperam de doenças altamente estressantes. Os Institutos Nacionais de Saúde citam a infecção pelo HIV, a obesidade e a doença de Parkinson como outros colaboradores.
Home Tratamento
Muitas farmácias e outros varejistas vendem tratamentos para a caspa crônica. Eles geralmente não curam completamente o problema, mas controlam e reduzem a visibilidade. A Clínica Mayo explica que os xampus contendo piritionato de zinco, alcatrão, sulfídios de selênio, cetoconazol ou ácido salicílico como seu acordo ativo são as escolhas mais populares. Eles são usados todos os dias até que a caspa desapareça. Em seguida, eles são usados dois ou três dias por semana para manter os resultados positivos.
Tratamento Médico
Os shampoos de venda livre nem sempre controlam bem a caspa crônica. A Clínica Mayo aconselha que eles devem dar alívio dentro de semanas. Caso contrário, a condição pode precisar de tratamento médico. Os médicos podem fornecer shampoos de força prescrita ou loções esteróides.
Vários passos caseiros podem ajudar a controlar a caspa crônica. A Clínica Mayo recomenda o manejo adequado do estresse, já que a ansiedade torna você mais vulnerável. Lave os cabelos oleosos com freqüência e não use géis, mousse, spray de cabelo e outros produtos de estilo pesado. Coma alimentos ricos em vitamina B e zinco para evitar as deficiências causadoras de caspa.