casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Espinhas em sua cabeça causam perda de cabelo?

A acne não causa perda de cabelo. Mesmo quando se desenvolve ao longo do couro cabeludo, lesões ativas não são susceptíveis de danificar os folículos pilosos o suficiente para levar à calvície localizada. Mas uma condição conhecida como foliculite, que é muitas vezes confundida com acne, pode eventualmente destruir os folículos pilosos afetados e levar a uma perda permanente de pêlos em casos graves.

Foliculite

A foliculite geralmente se manifesta como vermelho, espinha lesões semelhantes a folículos pilosos infectados. Eles geralmente se desenvolvem em grupos e podem se encher de pus, causando dor, sensibilidade e coceira ao longo da área afetada do couro cabeludo. A maioria dos casos de foliculite está ligada ao staph, ou à bactéria Staphylococcus aureus, mas você também pode desenvolver essa condição de outros patógenos bacterianos, virais ou fúngicos.

Autocuidado

Os casos leves de foliculite geralmente respondem favoravelmente aos métodos de autocuidado. É recomendável limpar a área afetada da pele ou do couro cabeludo com um xampu antibacteriano ou sabonete duas vezes ao dia. Você também pode se beneficiar do uso diário de hidrocortisona tópica, bem como uma compressa quente. A hidrocortisona ajuda a diminuir a inflamação, enquanto a compressa pode estimular a drenagem de pus.

Diagnóstico

Se as lesões semelhantes a espinhas não responderem aos métodos de autocuidado em uma semana, fale com um médico ou dermatologista. Profissionais médicos geralmente podem diagnosticar a condição da pele e sua causa pela visão. A causa da foliculite dita a forma de tratamento usada para limpar a infecção.

Quando a foliculite está ligada ao staph, um antibiótico tópico ou oral pode melhorar a infecção. Outros patógenos requerem medicamentos antifúngicos ou antibacterianos. Como antibióticos, estes medicamentos são administrados topicamente ou oralmente, dependendo da gravidade e localização da infecção.

Prevenção

Para evitar foliculite do couro cabeludo, lavar o cabelo regularmente. Não são necessários xampus especiais, então use o limpador normal para ajudar a parar essa condição comum da pele. Além disso, evite compartilhar toalhas, bem como usar banheiras de hidromassagem ou banheiras de hidromassagem, especialmente quando você está propenso a fugas recorrentes.