Uma forma pela qual o diabetes pode causar queda de cabelo é o resultado dos efeitos do alto nível de açúcar no sangue no sistema circulatório. Diabéticos normalmente têm níveis de açúcar no sangue mais altos do que o normal. Açúcar elevado no sangue pode reagir quimicamente com os glóbulos vermelhos, criando um produto conhecido como hemoglobina glicosilada. A hemoglobina é uma proteína importante nos glóbulos vermelhos e esta versão modificada faz com que os glóbulos vermelhos fiquem deformados. Esses glóbulos vermelhos deformados não são tão flexíveis e podem ficar presos ao tentar entrar em pequenos vasos sanguíneos (chamados capilares), levando a problemas de circulação. Se isso ocorre nos capilares que fornecem sangue para os folículos pilosos, esses folículos podem morrer, levando à perda de cabelo.
Anormalidades endócrinas
Outra maneira pela qual o diabetes pode causar queda de cabelo é perturbar o sistema endócrino . O sistema endócrino é composto de muitos hormônios que controlam diferentes tecidos do corpo. Por exemplo, o sistema endócrino secreta andrógenos, que governam o crescimento do cabelo e a saúde dos folículos pilosos. Diabetes descontrolado (e o alto nível de açúcar no sangue) faz com que o sistema endócrino seja interrompido. Isso pode levar a anormalidades androgênicas, que podem causar os folículos pilosos a ficarem inativos. Como resultado, os fios do cabelo caem, o que pode levar à perda de cabelo generalizada. Felizmente, se o diabetes for controlado (através de dieta e medicação), os níveis hormonais podem estabilizar-se, permitindo que o cabelo volte a crescer.
Autoimune
O diabetes também pode ter um efeito indireto na queda de cabelo. resultado de distúrbios autoimunes. Os distúrbios autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca acidentalmente o tecido sadio porque identifica erroneamente o tecido como sendo estranho. Isso pode ser uma das causas do diabetes, porque o sistema imunológico pode atacar as células produtoras de insulina no pâncreas, levando à redução da produção de insulina. Alopecia areata é outro distúrbio auto-imune em que o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, levando à perda de cabelo e calvície. Pessoas com um distúrbio auto-imune (como diabetes) são mais propensas a ter outros problemas com o sistema imunológico. Como resultado, pessoas com história de diabetes têm maior probabilidade de desenvolver alopecia areata.
, , ] ]