As drogas quimioterápicas são medicamentos fortes que matam as células cancerosas e ao mesmo tempo destroem as células saudáveis. Os efeitos colaterais da quimioterapia variam em duração e gravidade de indivíduo para indivíduo. Efeitos colaterais comuns incluem perda de cabelo, náusea e confusão. Cronograma de efeitos colaterais pode ser um pouco previsível para aqueles que estão em tratamento quimioterápico.
Uma condição mental conhecida como "chemobrain", é um efeito colateral que pode surgir rapidamente em alguns pacientes e não aparecer em tudo em outros. Pesquisadores do Johns Hopkins relatam que 40 a 80 por cento dos receptores de quimioterapia experimentam algum nível de perda de memória, pensamento difuso e dificuldade de concentração. Os sintomas aparecem com frequência nas primeiras semanas do tratamento e podem aumentar, dependendo da dosagem, dos tipos de quimioterapia usados e da saúde geral do paciente. Chemobrain pode durar até um ano ou dois após a conclusão da terapia.
Como as drogas de quimioterapia atacam estruturas celulares do corpo, a perda de cabelo é inevitável para a maioria dos pacientes. Folículos pilosos na cabeça e em qualquer outro lugar do corpo são mortos. A perda de cabelo geralmente começa dentro de duas a três semanas após o início dos tratamentos de quimioterapia. Preparar-se para a eventual perda de cabelo pode facilitar o processo. Muitos homens raspam a cabeça, enquanto as mulheres muitas vezes se preparam cortando o cabelo curto e comprando perucas enquanto ainda se sentem bem. O cabelo começa a crescer em dois ou três meses após a conclusão da quimioterapia. O cabelo muitas vezes volta a crescer de forma diferente - encaracolado quando era reto, ou em uma cor completamente diferente.
Náusea
Para muitos pacientes, a náusea começa após o primeiro tratamento quimioterápico e continua durante todo o esquema medicamentoso. O vômito pode durar cerca de duas horas após cada tratamento ou pode durar dias, dependendo de quão fortes são os medicamentos usados. Especialistas da American Cancer Society relatam que quase metade de todos os pacientes de quimioterapia experimentam náuseas antecipadas antes mesmo do início dos tratamentos. Drogas anti-náuseas e técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a gravidade da náusea.
Fadiga
Fadiga geral e mal-estar durante a quimioterapia devem ser esperadas. Os sintomas de fadiga geralmente começam após a primeira ou segunda semana de quimioterapia e são um resultado do estresse emocional da experiência, bem como do custo físico que as drogas estão causando no corpo. Fadiga extrema pode levar à depressão e deve ser trazida à atenção do médico. A depressão, se não for tratada por duas semanas ou mais, pode prejudicar gravemente a recuperação e a cura. A fadiga também pode ser causada por uma contagem baixa de células sangüíneas que também pode ser tratada com medicação. Anemia e desidratação também contribuem para a fadiga. A maioria dos pacientes retorna aos seus níveis anteriores de energia dentro de seis meses após o tratamento.
Boca
Alguns medicamentos quimioterápicos podem causar dor na boca e alterar as papilas gustativas. O revestimento da boca pode tornar-se sensível ou as úlceras podem começar a se formar dentro de cinco a 10 dias após o início da quimioterapia. A inflamação geralmente desaparece gradualmente em cerca de três a quatro semanas após o término do tratamento.