casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Metais tóxicos e perda de cabelo

Metais tóxicos são substâncias metálicas de ocorrência natural que destroem as funções corporais vitais. A maioria dos metais tóxicos são considerados "metais pesados" e incluem substâncias como mercúrio e chumbo. A perda de cabelo é apenas um dos muitos sintomas possíveis da toxicidade do metal. Como a perda de cabelo pode ocorrer por vários motivos, o exame médico é a única maneira de determinar se a toxicidade do metal é a causa. Compreender a conexão entre os metais tóxicos e a perda de cabelo pode ajudá-lo a identificar os problemas mais cedo para um prognóstico mais positivo.

Muitos metais tóxicos diferentes existem, embora alguns sejam mais comumente encontrados do que outros. Entre os mais comuns estão o arsênico, o alumínio, o cádmio, o chumbo e o mercúrio - todos eles considerados metais pesados. Outros metais tóxicos menos comuns incluem berílio, níquel e ferro.

Enquanto cada metal tóxico causa seus próprios problemas, os sintomas podem se sobrepor um pouco. Segundo o Medscape, a toxicidade do mercúrio pode resultar em uma doença chamada doença de Pink, que causa sintomas como perda de cabelo, erupção cutânea, hipertensão e distúrbios mentais. O mercúrio danifica o corpo ao interferir com processos vitais como a transmissão nervosa e a divisão celular, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Rochester. Em alguns casos, a perda de dentes pode acompanhar a perda de cabelo em pacientes com intoxicação por mercúrio. A perda de cabelo também pode ocorrer com envenenamento por arsênico e, menos freqüentemente, como resultado de toxicidade por chumbo ou cobre. Outros sintomas de toxicidade do metal incluem fadiga, perda de peso, escurecimento da pele e conjuntivite.

Fontes

Embora os metais tóxicos ocorrem naturalmente no meio ambiente, processa como poluição industrial pode levar a concentrações excessivamente altas na ar , água e comida. Por exemplo, o chumbo já foi amplamente usado na gasolina, tintas e outros itens comuns e persiste no ambiente de hoje, apesar de sua remoção destes produtos na década de 1970.

Mercury ainda é usado em medicamentos como recheios e amálgama dental vacinas, algumas das quais contêm o timerosal conservante à base de mercúrio. O arsênico é encontrado frequentemente na água da torneira, enquanto o alumínio está presente em algumas marcas de desodorante anti-transpirante, folha de alumínio, fogos de artifício e utensílios de cozinha.

Prevenção /solução

análise médica do sangue, cabelo ou urina é a única maneira definitiva de determinar se os metais tóxicos são a causa da perda de cabelo. Se os testes indicam a exposição do metal, a terapia de quelação utilizando substâncias como DMPS, DMSO e EDTA pode ajudar a remover metais do corpo.

Embora os metais tóxicos não pode ser totalmente evitada, é possível reduzir a sua carga total do corpo, limitando a exposição a fontes conhecidas, como amálgamas dentárias e grandes peixes predadores. Manter uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e observar outras diretrizes básicas de vida saudável pode ajudar a minimizar os danos causados por metais tóxicos em alguns casos.

Aviso

Se você experimentar a perda de cabelo acompanhada de vômitos, convulsões, palpitações cardíacas ou outros sintomas graves, procure ajuda médica imediatamente. Estes podem ser sinais de uma doença grave.

, , ] ]