Você pode pensar que está fazendo um favor ao beber Diet Coke em vez de regular. Embora o refrigerante dietético contenha menos calorias, ele contém aspartame, um adoçante artificial controverso que pode ser tóxico e perigoso para a saúde. O consumo de aspartame tem sido associado a muitos efeitos colaterais desagradáveis, incluindo perda de cabelo.
O aspartame tem uma história controversa. Em 1974, a Food and Drug Administration, FDA, aprovou o aspartame em bebidas carbonatadas. A FDA rescindiu a sua aprovação em 1975 devido a estudos questionáveis envolvendo o aspartame. Em 1981, três dos seis cientistas da FDA formalmente aconselharam contra a aprovação do aspartame. O comissário da FDA, Mark Novitch, aprovou o aspartame em bebidas carbonatadas em 1983. A doutora Janet Starr Hull, conselheira de vítimas do aspartame, acha que, como a indústria da dieta vale trilhões de dólares, pode haver motivos para manter os perigos do aspartame escondido do público. No entanto, nos últimos anos, os Centros de Controle e Doença e outras organizações têm trazido os riscos do aspartame para a atenção do público.
Riscos
De todas as reclamações dos consumidores que a FDA recebe em um ano, cerca de 80% estão relacionados a reações adversas do aspartame, segundo o site Healthy Holistic Living. O FDA compilou uma lista de 92 sintomas associados ao uso de aspartame, alguns dos quais incluem ataques de ansiedade, confusão, depressão, dores de cabeça, insônia, perda de memória e convulsões. Entre os muitos sintomas relatados, perda de cabelo, calvície e enfraquecimento dos cabelos também são listados.
Exatamente por que ou como o aspartame provoca queda de cabelo não é clara. Muitas vítimas de aspartame comentam sobre o fórum do Dr. Hull sobre sua experiência específica em queda de cabelo. Muitas vítimas descobriram a correlação entre o aspartame e a perda de cabelo sem intenção. Enquanto bebia uma quantidade considerável de refrigerante dietético, os sintomas da perda de cabelo começaram ou pioraram. Quando as vítimas cortaram ou desistiram completamente, disseram que seus sintomas de perda de cabelo pararam ou melhoraram. O Dr. Hull acredita que o metanol no aspartame é prejudicial ao crescimento saudável dos cabelos. Ela sente que, se você interromper o consumo de todos os produtos que contêm aspartame, você deve ver melhorias em seis semanas.
A solução óbvia para o seu problema de perda de cabelo é parar de beber refrigerante diet e evitar outras produtos contendo aspartame. Você também pode querer considerar tratamentos de perda de cabelo. Over-the-counter minoxidil, ou Rogaine, promove o crescimento de novos cabelos e previne a queda de cabelo em uma pequena porcentagem de pessoas, de acordo com MayoClinic.com. Coma uma dieta balanceada que inclua proteína e ferro suficientes, que são importantes para o cabelo saudável.
Considerações
Nem todo mundo está convencido de que o aspartame é perigoso. MayoClinic.com diz que inúmeros estudos confirmam que os adoçantes artificiais são geralmente seguros em quantidades limitadas. De acordo com o National Cancer Institute e outras agências de saúde, não há evidências de que qualquer um dos adoçantes artificiais aprovados para uso nos Estados Unidos cause câncer ou outros problemas sérios de saúde. MayoClinic.com, no entanto, salienta que vários estudos sugerem que beber mais de um refrigerante por dia - regular ou dieta - aumenta o risco de obesidade e problemas de saúde relacionados, como diabetes tipo 2. Embora mais pesquisas sejam necessárias com relação ao papel do aspartame na queda de cabelo, devido ao risco adicional de saúde associado ao consumo de refrigerante dietético, você pode querer considerar beber com moderação, se necessário.