casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Infecções do couro cabeludo que fazem você perder o cabelo

A perda de cabelo pode afetar crianças e adultos de qualquer raça ou gênero e pode ser devastadora - especialmente para as mulheres. A American Hair Loss Association relata que a alopecia não é específica para nenhuma doença; o termo refere-se a qualquer tipo de perda de cabelo. Infecções do couro cabeludo podem causar alopecia, e eles são muito difíceis de diagnosticar e tratar.

Micose

Micose, medicamente denominado Tinea Capitis, é uma infecção fúngica do couro cabeludo. Micose é contagiosa e comum entre as crianças que freqüentam a escola, de acordo com KidsHealth.org. No entanto, micose não é apenas uma infecção infantil, adultos podem contrair o fungo também. Micose também não se limita apenas ao couro cabeludo - ele pode atacar qualquer parte do corpo, uma vez que afeta os fios de cabelo e folículos, de acordo com TheBaldTruth.com. Perda de cabelo geralmente ocorre em patches redondos ou ovais devido à forma da micose. De acordo com a Clínica Mayo, micose pode ser tratada com uma medicação antifúngica oral ou tópica. Seu cabelo vai crescer de volta uma vez que a infecção fúngica é curada, mas pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de perda de cabelo que você experimentou. Alopecia Areata Alopécia Areata é uma infecção do couro cabeludo que pode ocorrer em todas as partes do corpo que contêm folículos pilosos, de acordo com TheBaldTruth.com. Alopecia Areata é uma doença auto-imune, o que significa que os sintomas resultam do ataque do próprio corpo. Este tipo de perda de cabelo é repentino e pode ou não mostrar sinais de inflamação, pêlos quebrados ou descamação. O cabelo pode se perder em manchas redondas ou ovais, que podem ocorrer literalmente durante a noite ou ao longo de vários dias. Você pode sentir leve formigamento ou dor na área afetada. Se a Alopecia Areata for muito agressiva, você pode sentir uma queda de cabelo completa. Infelizmente, não há cura para esse tipo de infecção no couro cabeludo. A Food and Drug Administration (FDA) não aprovou nenhum medicamento para essa doença, já que é pouco conhecido. De acordo com TheBaldTruth.com, existem medicamentos atualmente sendo prescritos off-label para tratar a Alopecia Areata. Desde Alopecia Areata é uma doença auto-imune, pode entrar em remissão, e seu cabelo pode crescer de volta durante esse tempo.

Foliculite

A foliculite provoca inflamação dos folículos pilosos. Se a inflamação é grave o suficiente, você pode perder o cabelo e seus folículos pilosos podem ser permanentemente destruídos, de acordo com a American Hair Loss Association. Se seus folículos pilosos forem completamente destruídos, seu cabelo nunca voltará a crescer. Existem diferentes formas de foliculite, incluindo não infecciosas e infecciosas. As formas não infecciosas são causadas por graxas e óleos que são aplicados no couro cabeludo e entopem os folículos pilosos. A American Hair Loss Association afirma que a maioria dos casos é causada por Staphylococcus Aureus, uma infecção bacteriana, e é infecciosa. Infecções virais, como Herpes Zoster e Herpes Simplex, e infecções por leveduras ou fungos, como Pityrosporum ovale ou Trichophyton rubrum, também podem causar foliculite. A AHLA afirma que antibióticos sem receita médica podem ser aplicados topicamente no couro cabeludo para infecções menores, como a miccuncina e a bacitracina. Para infecções mais graves ou graves, um antibiótico oral pode ser o tratamento adequado.