Os caroços vermelhos que se desenvolvem quando o cabelo cresce para trás podem ser causados por pêlos encravados. Eles podem ocorrer em qualquer pessoa que remova os pelos corporais e faciais através da depilação, depilação, pinça ou eletrólise. Como esses inchaços podem ser dolorosos e irritantes, é importante entender por que eles ocorrem e como podem ser remediados.
O cabelo encravado pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. Os inchaços podem aparecer em qualquer parte do cabelo, incluindo o rosto, pernas, região pubiana, pescoço, couro cabeludo e axilas. Os sintomas podem incluir coceira, a aparência de um cabelo incorporado, escurecimento da pele e dor localizada. Os inchaços também podem virar blister-like e conter pus.
Causas
pêlos encravados ocorrem quando o cabelo cresce de volta para o folículo piloso, causando uma colisão vermelha inflamada. Essa reação se desenvolve porque o corpo não reconhece o cabelo e, em vez disso, pensa que é um corpo estranho. Estes inchaços podem ocorrer se um folículo piloso é curvado em forma, o que produz um cabelo encaracolado que pode facilmente reentrar no folículo. Puxar a pele durante o barbear ou usar uma navalha de dois gumes também pode incentivar o cabelo a se retrair, provocando um pêlo encravado.
Opções de tratamento
As protuberâncias dos pêlos encravados podem ser tratadas lavando a pele com um sabonete antibacteriano contendo 10 por cento de peróxido de benzoíla. Isso pode ajudar a reduzir qualquer inflamação. Além disso, o creme de cortisona vendido sem receita pode ajudar a acelerar o tempo de cicatrização e reduzir a aparência das saliências vermelhas. Use uma nova lâmina cada vez que fizer a barba se as saliências estiverem infectadas. Isso ajudará a evitar irritação e reinfecção.
Prevenção
Para evitar a formação das protuberâncias vermelhas causadas por pêlos encravados, a Dra. Mary Stone, em “O Livro dos Médicos dos Remédios Caseiros para as Mulheres”, recomenda fazer a barba em vez de encerar. "Depilar é traumático", ela avisa. "Ele arranca seu cabelo em um ângulo." Isso pode permitir que ele cresça de volta em direções diferentes, em vez de subir e sair do folículo. Certifique-se de esfoliar a pele antes de fazer a barba. Além disso, proteja os folículos capilares sempre usando gel de barbear ou espuma para criar uma barreira protetora entre a pele e a lâmina de barbear durante o barbear. Além disso, raspar na direção do cabelo cresce.
Avisos
Se os inchaços vermelhos são crônicos ou não respondem a tratamentos em casa, consulte um médico ou dermatologista. Se não forem tratados, esses inchaços podem se tornar infectados e podem até levar a cicatrizes permanentes. Além disso, às vezes, pêlos encravados podem ocorrer como resultado do excesso de crescimento de pêlos causado por uma condição médica potencialmente perigosa, como o hirsutismo.