Laureth sulfato de sódio, ou SLES, é um detergente amplamente utilizado presente em muitos shampoos e itens de higiene pessoal. Este composto pode irritar os olhos e a pele, e pode conter o carcinógeno dioxano. A Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association desencoraja SLES para uso prolongado, a menos que em concentrações extremamente baixas. De acordo com um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o sulfato de sódio laureth aplicado acima de uma concentração de 5 por cento produziu irritação severa, perda de cabelo e morte em animais de laboratório. Apesar da controvérsia, SLES é um composto comumente usado.
Contaminação de 1,4-dioxano -
A campanha de cosméticos seguros afirma que o sulfato de sódio laureth requer processamento com outros produtos químicos para reduzir a aspereza. O óxido de etileno aplicado ao SLES pode resultar em 1,4-dioxano - um agente cancerígeno conhecido da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. A exposição aguda à inalação varia de alguns minutos a algumas horas, causando dor de cabeça, vertigem e irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões. A Campanha de Cosméticos Seguros recomenda evitar que os produtos que listam o sulfato de sódio laureth, incluindo o myreth sulfate de sódio, como um ingrediente. Embora muitos fabricantes de produtos para cuidados pessoais insistam que apenas uma pequena quantidade de 1,4-dioxano esteja presente em itens como xampu para bebês e sabonete líquido, é prudente reconhecer que a exposição a esse agente cancerígeno pode representar uma ameaça à sua saúde. Por exemplo, a ingestão prolongada de 1,4-dioxano em ratos causou câncer, tumores, rins e danos ao fígado. Alguns produtos de higiene bucal, como creme dental, contêm SLES. A exposição oral a longo prazo aumentou as aparências tumorais em humanos e ratos. A Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças declara que a exposição prolongada da pele afeta principalmente o fígado e o rim com possíveis ligações com o câncer.
Reações Alérgicas
O sulfato de sódio laureth tem uma cadeia de éter adicionada, que é um agente de limpeza barato geralmente adicionado a limpadores e shampoo. É frequentemente usado como um agente umectante na indústria têxtil e pode causar irritação extrema do couro cabeludo e perda de cabelo, de acordo com o site da The Allergy. Para crianças, a penetração do SLES nos olhos e outros tecidos pode ser perigosa devido à maior suscetibilidade de absorção. Quando o SLES está presente com ingredientes à base de nitrogênio, os nitratos podem se formar, criando possíveis carcinógenos, resultando em irritação, erupção cutânea, descamação do couro cabeludo e outras reações alérgicas associadas.Perda de cabelo
A Clínica de Controle de Queda de Cabelo diz que SLES provoca um declínio dramático no ciclo de crescimento do cabelo e prolonga a fase de perda de cabelo por um fator de oito. Irritação do couro cabeludo e perda de cabelo podem resultar de shampoos com o ingrediente SLES. Sua presença pode agravar os folículos pilosos, exacerbando a queda de cabelo e as condições associadas ao couro cabeludo. A Campanha de Cosméticos Seguros sugere o uso de produtos capilares livres de produtos químicos para evitar complicações associadas ao composto.
, , ] ]