A acne entra em erupção quando as glândulas produtoras de óleo da pele (chamadas glândulas sebáceas) produzem muito óleo. Este óleo fornece um ambiente perfeito para proliferar bactérias e também obstrui os poros na superfície da pele. Os poros entupidos, infecção bacteriana e glândulas sebáceas inchadas levam à inflamação. O resultado é um caso grave de acne. Tretinoína funciona em parte, mantendo os poros claros, o que impede a formação de novas espinhas, de acordo com a Clínica Mayo.
Função
O creme de tretinoína, que é derivado da vitamina A, faz com que as células da pele vire mais rapidamente do que o normal. Previne cravos e whiteheads de formar, de acordo com o AAD. Como um bônus, também apaga rugas finas e manchas senis e pode ajudar a desbotar descoloração da pele deixada para trás por episódios anteriores com acne, observa a Clínica Mayo.
Estudos médicos de volta tretinoína como um tratamento para acne. Em um estudo, publicado em 2009 no "Journal of Drugs in Dermatology", pacientes com acne leve a moderada receberam tretinoína ou outro retinol tópico, o tazaroteno. O grupo que recebeu tretinoína teve 64 por cento de limpeza de sua acne na marca de 12 semanas, em comparação com apenas 19 por cento de compensação no grupo tazaroteno. Em outro estudo, publicado no mesmo ano no "Journal of the Indian Medical Association", um grupo de pacientes com acne tratados com tretinoína viu 80 por cento de limpeza de sua acne durante o estudo.
Time Frame
Tretinoína creme não funciona instantaneamente para limpar acne, a Clínica Mayo adverte. Os pacientes podem demorar três meses para perceber melhorias, e os dermatologistas da Mayo Clinic recomendam que os pacientes não desistam se não perceberem a limpeza da pele nas primeiras oito semanas. Além disso, você pode precisar continuar usando tretinoína a longo prazo para manter seu acne na baía, uma vez que limpa, diz a Clínica Mayo.
Considerações
Tretinoína creme pode causar irritação na pele, especialmente em maior doses e nas primeiras semanas de tratamento, a Clínica Mayo adverte. Além disso, a pele tratada com tretinoína muitas vezes se torna sensível aos efeitos do sol, vento e ar frio. Os dermatologistas recomendam que os pacientes usem um protetor solar com pelo menos FPS 15 sempre que tiverem exposição ao sol e relatem qualquer irritação severa do creme ao médico.