A maioria das pessoas que tomam acne quando adolescentes e adultos jovens combatem suas espinhas com produtos de peróxido de benzoíla vendidos sem receita, junto com uma boa rotina de cuidados com a pele. De fato, a Academia Americana de Dermatologia (AAD) considera estas duas abordagens como a "base principal" do tratamento da acne. No entanto, alguns sofredores da acne, especialmente aqueles com casos graves, precisam de mais ajuda do que isso. Alfa hidroxiácidos, que são usados em peelings químicos, podem ajudar aqueles com acne severa na prevenção da formação de novas lesões.
Acne resulta quando as glândulas sebáceas da pele produzem muito óleo, levando a poros entupidos , de acordo com o AAD. A pele oleosa também proporciona um ambiente fértil para as bactérias causadoras de acne se proliferarem. Os alfa hidroxiácidos não impedem que as glândulas sebáceas produzam óleo; em vez disso, eles trabalham para regenerar ou descolar a camada superior da pele, removendo as células mortas da pele e desobstruindo os poros no processo. Uma vez que a camada superior da pele se foi, novas formas de pele clara.
Os mais comuns alfa hidroxiácidos utilizados no tratamento da acne são os ácidos glicólicos. Drogarias e outros varejistas vendem alfa hidroxiácidos diretamente sobre o balcão em concentrações de até 10% para peeling químico, embora o AAD avise que esses produtos podem irritar a pele. Os próprios dermatologistas podem usar o alfa-hidroxi em concentrações muito mais altas para os procedimentos de peeling químico no consultório.
Os usuários de produtos com over-the-counter alfa hidroxi ácido dizem que funcionam melhor em combinação com o peróxido de benzoíla para prevenir espinhas de formar. Se você aplicar o produto alfa-hidroxi ácido imediatamente quando notar pela primeira vez a irritação da pele em um determinado ponto, ele pode trabalhar para regenerar a pele e evitar que a espinha amadureça, de acordo com o site Acne.org. Como um bônus, o ácido alfa-hidroxi também ajuda a combater a pele escamosa e pode reduzir a aparência do envelhecimento e linhas finas.
Enquanto isso, a AAD diz que peelings químicos claros são realizados em um consultório de dermatologistas usando alfa-hidroxi Ácidos podem ajudar a reduzir o número de espinhas e soltar cravos. Pesquisas médicas confirmam: um estudo de 2008 publicado na revista "Cirurgia Dermatológica" analisou 20 pacientes que foram tratados com uma casca de 30% de ácido alfa hidroxi em um dos lados do rosto. Os pacientes tiveram seis cascas ao longo de três meses, e dois meses após os tratamentos terminaram ainda teve clareira significativa de sua acne.
Considerações
Ambos os tratamentos de alfa-hidroxiácidos aplicados em casa e dermatologista podem causar irritação facial, de acordo com o AAD. Se a vermelhidão ou ressecamento resultar do uso de um produto vendido sem receita médica, a AAD recomenda suspender seu uso enquanto a pele cicatriza. Além disso, os consumidores devem seguir as instruções da embalagem para evitar o uso excessivo desses produtos de alfa-hidroxiácido. Finalmente, o uso de ácido alfa-hidroxi pode tornar a sua pele mais sensível ao sol, por isso, certifique-se de usar um protetor solar em qualquer área tratada.