Os peelings químicos usam uma das várias substâncias para remover as camadas superiores da pele, revelando células mais frescas abaixo. Em geral, quanto maior a concentração do ingrediente ativo em um peeling químico, mais profundo fica a pele do produto. Além disso, quanto maior a concentração do ingrediente ativo, maior o risco de efeitos colaterais. Redness, inchaço e coceira Redness, inchaço e coceira são os efeitos colaterais mais comuns de um peeling químico. Este efeito, que parece e se sente como uma queimadura solar, pode ocorrer independentemente do tipo de peeling. Os peelings químicos variam de peelings caseiros de venda livre até aqueles executados sob anestesia em uma instalação médica. Embora cascas caseiras contenham concentrações muito baixas do ingrediente esfoliante, pessoas com pele sensível podem experimentar esses efeitos colaterais. Esteticistas e médicos oferecem uma variedade de peelings químicos com maiores concentrações de esfoliantes do que aqueles encontrados em cascas caseiras. Vermelhidão, inchaço e coceira associados com um peeling químico normalmente resolve como a pele cicatriza.
Alterações na cor da pele, Craqueamento e Peeling
O ácido tricloroacético, chamado TCA, é um ingrediente comum em peelings químicos que se destinam a penetrar mais profundamente na pele. As cascas de TCA, que geralmente são aplicadas por um médico, ajudam a corrigir rugas mais notáveis e coloração irregular da pele. Possíveis efeitos colaterais desta casca mais extensa incluem perda de cor da pele, escurecimento da pele, rachaduras e descamação.
Geralmente, a pele começa a escurecer a partir do terceiro ou quarto dia após o tratamento. À medida que escurece, a pele seca, racha e começa a descascar, revelando uma pele mais fresca por baixo. Esse processo pode durar de 4 a 7 dias e pode causar irritação. A infecção é um possível efeito colateral secundário do processo de rachaduras e descamação. Infecção e Cicatrizes
Infecção e cicatrizes podem ocorrer com qualquer peeling químico. Como a camada exterior protetora da pele é removida durante o processo, a pele fica mais vulnerável à infecção. Embora incomum, as infecções podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos. Em geral, o risco de infecção e cicatrização aumenta de acordo com a profundidade da casca. O cuidado adequado após um peeling químico pode diminuir muito a chance de infecção e cicatrizes.
, , ] ]