A pele desenvolve bolhas e cascas quando é exposta a várias substâncias e condições diferentes, variando de calor extremo a produtos químicos ou alérgenos. Bolhas se formam como resultado de condições médicas subjacentes ou trauma. Uma vez que a causa das bolhas e descamação foi abordada, bolhas e o peeling subsequente podem ser tratados com uma variedade de aplicações tópicas, de acordo com o American Osteopathic College of Dermatology.
As bolhas são pontos elevados de pele que normalmente são preenchidos com fluido. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center, o fluido, chamado soro, se acumula logo abaixo da camada superior da pele. As bolhas servem como proteção contra danos adicionais às camadas inferiores da epiderme. Quando as bolhas se partem, a camada superior circundante da pele geralmente se descasca.
Vários tipos de irritantes ambientais podem causar bolhas e descamação. Ácidos, fluidos de limpeza, produtos químicos industriais e solventes, bem como ingredientes usados durante procedimentos de cirurgia plástica, podem causar bolhas e descamação. As pessoas com pele sensível podem se libertar das reações da pele provocadas por sabão, produtos de limpeza e secura. Queimaduras do fogo e do sol também podem causar bolhas que podem resultar em descamação da pele. A fricção contínua em um determinado ponto da pele, como um dedo do pé, pode causar bolhas. As doenças que muitas vezes apresentam bolhas e descamação da pele incluem herpes zoster, eczema e infecções virais, como herpes.
Um grupo de doenças da pele que começam com bolhas são chamadas de doenças bolhosas. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, as doenças bolhosas resultam de um distúrbio autoimune que força a pele a atacar a si mesma. O tipo mais comum de doença bolhosa é chamado pênfigo bolhoso, que faz com que a pele descasque quando esfregada. Os médicos podem identificar bolhas cutâneas infecciosas e não-contagiosas que se desenvolvem sem razão aparente com uma biópsia da pele, um exame físico e histórico médico. Olhando para uma bolha e remendo da pele descamação, muitas vezes fornece pistas sobre a origem também.
Aviso: A necrólise epidérmica tóxica, uma condição grave da pele que causa descamação e bolhas, pode ser fatal. Bolhas e descamação geralmente resultam como uma reação adversa às alergias à penicilina. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a doença de pele com risco de vida também pode atacar sem motivo aparente. A necrólise epidérmica tóxica ataca rapidamente e geralmente começa com uma mancha vermelha e dolorosa que se espalha rapidamente e faz com que grandes pedaços de pele se descolem, às vezes até antes que as bolhas tenham a chance de se formar. A febre geralmente acompanha a condição. A condição da pele viaja para os olhos, ouvidos e genitais e geralmente é tratada com antibióticos, bandagens esterilizadas e isolamento, porque a pele é tão vulnerável à infecção. Tratamento
Tratamento de bolhas e descamação da pele depende do fonte da desordem da pele. Por exemplo, bolhas que se formam como resultado de queimaduras devem ser tratadas com água fria até a chegada da ajuda médica, de acordo com o MedlinePlus, um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e do National Institutes of Health. Erupções repentinas, acompanhadas de febre e dor, devem receber tratamento de emergência imediato. Condições de longa duração da pele devido a doenças hereditárias ou auto-imunes devem ser monitoradas ao longo do tempo. Além de tratar a causa da condição da pele, bolhas e descamação da pele devem ser protegidos da infecção com pomadas e coberturas tópicas.