Existe uma ampla gama de condições que aparecem primeiro como descolorações arroxeadas na pele. Algumas condições podem ser inofensivas e tratadas com coberturas estéticas, outras descolorações podem sinalizar doenças graves da pele que devem ser testadas e tratadas. Um diagnóstico de um dermatologista pode aliviar qualquer preocupação com marcas arroxeadas.
Em média, quase um em cada mil bebês nasce com marcas de nascença vasculares que são do vinho do Porto em cor. Podem ser planos ou elevados e são constituídos por um excesso de vasos sanguíneos agrupados em um único local.
Segundo a Academia Americana de Dermatologistas, não há causa conhecida de marcas de nascença; eles não são herdados nem são resultado de qualquer coisa que uma mãe possa fazer durante a gravidez. As marcas de nascença, também chamadas de nevus flammeus, vêm em uma variedade de tamanhos e são comumente encontradas no pescoço e face. Eles tendem a crescer proporcionalmente ao crescimento da criança e são permanentes.
As marcas de nascença do vinho do Porto costumam ficar esburacadas ou espessas e desenvolver sulcos. A marca de nascença do vinho do porto deve ser monitorada pelo pediatra para se certificar de que não interfira em outros processos de crescimento.
Lúpus
As lesões que são roxas e irregulares geralmente estão associadas ao lúpus, uma condição autoimune que causa um vasto espectro de sintomas, incluindo lesões na pele. De acordo com a Academia Americana de Dermatologistas, até 65% dos pacientes com lúpus sistêmico desenvolverão descoloração da pele na face e pescoço.
A escuridão e a leveza das lesões podem variar e podem se tornar espessas e escamosas. A exposição ao sol agrava as lesões, que, quando não tratadas, podem levar ao câncer de pele em alguns pacientes. A forma mais comum de pele arroxeada em pacientes com lúpus parece uma queimadura de sol irregular e geralmente começa como uma erupção cutânea na face.
Câncer de pele
Quando o pescoço é exposto à luz solar contínua, o câncer de pele pode desenvolve. Manchas avermelhadas, roxas ou marrons podem ser a primeira indicação de um melanoma ou carcinoma. Segundo a Clínica Mayo, o melanoma no pescoço é mais prevalente em homens, enquanto as mulheres tendem a desenvolver a doença em suas pernas. Quaisquer inchaços ou pintas incomuns que são descoloridos devem ser testados por um médico, especialmente se o local mudar de forma ou forma.
Diabetes
Quando os níveis de glicose no sangue aumentam, a pele tende a secar e a rachar e avermelhado ou ligeiramente roxo na cor. Os problemas de pele são comuns entre os diabéticos e devem ser tratados porque a pele seca pode rachar e ficar infectada. A pele escura no pescoço é comum entre os pacientes obesos que sofrem de diabetes, de acordo com a Cleveland Clinic. A condição da pele, também chamada de acanthosis nigricans, também aparece algumas vezes no pescoço antes de um diagnóstico real de diabetes.