Os dentes saudáveis e um sorriso brilhante são características amplamente associadas a uma aparência atraente. Os dentes amarelos são geralmente considerados menos atraentes do que os dentes mais brancos, por isso é útil conhecer as causas dos dentes amarelados. Os dentes podem ficar amarelos por muitas razões, incluindo manchas, erosão da camada externa ou um processo sistêmico.
Fumar manchas
Os dentes podem ficar amarelos devido à coloração da camada externa do esmalte branco. Fumar é uma causa comum de coloração e pode tornar os dentes amarelos, marrons ou pretos. Um estudo britânico publicado na edição de agosto de 2008 do "BMC Public Health" relatou que, dos 3.384 adultos no estudo da amostra, 28% dos fumantes tiveram descoloração severa ou moderada dos dentes, comparados com 15% dos adultos não fumantes. O tabaco de mascar também contribui para o amarelecimento dos dentes.
Alimentos e Bebidas Stains
Alimentos de cor escura, bebidas e temperos podem manchar os dentes, causando uma aparência amarela. Bebidas comuns e alimentos que mancham os dentes incluem café, chá, curry, açafrão, bagas de cor escura e molhos de tons profundos. Alguns alimentos menos prevalentes, como o açaí, causam manchas nos dentes. Existem várias maneiras de evitar manchas amarelas excessivas nos dentes, incluindo beber bebidas escuras com um canudo, beber água depois de consumir alimentos e bebidas com pigmento escuro e escovar os dentes após uma refeição.> Quando a camada branca externa da superfície dos dentes, chamada de esmalte, se torna mais fina, ela expõe a dentina - a camada amarela abaixo dela - dando aos dentes uma aparência amarela. Vários alimentos e bebidas são inerentemente ácidos. Quando são consumidos, produzem um efeito abrasivo na superfície externa do esmalte dos dentes, causando o amarelecimento dos dentes. Alguns alimentos e bebidas que podem causar erosão do esmalte dos dentes e dentes amarelos incluem coca-cola, suco de laranja, bebidas esportivas, limonada, cranberries, tomates, adoçantes artificiais e a maioria das bebidas alcoólicas. Doenças associadas ao vômito excessivo contribuem para a acidez na boca e, muitas vezes, causam dentes amarelados.
Tratamentos Ortodônticos
Alguns tratamentos de dispositivos odontológicos e tratamentos ortodônticos podem causar dentes amarelados. Um artigo publicado na edição de julho de 2013 do "American Journal of Orthodontics" detalhou um estudo que acompanhou 34 participantes que receberam tratamento ortodôntico. As medidas objetivas da cor documentaram o amarelecimento significativo dos dentes com o uso de tratamentos ortodônticos e os selantes usados para unir os dispositivos ortodônticos. Alguns selantes utilizados em tratamentos odontológicos podem causar descalcificação, o que pode contribuir para o amarelecimento dos dentes. Vários produtos odontológicos estão disponíveis e podem variar em seus efeitos na cor do dente. A seleção de hardware e selantes é baseada na melhor função, bem como resultados estéticos.
Medicação e Doença
Altos níveis de exposição ao flúor na primeira infância podem causar descoloração dos dentes. Medicamentos como a tetraciclina e a amoxicilina podem causar dentes amarelados devido a efeitos sistêmicos, particularmente em crianças. Além disso, condições de saúde que afetam a função hepática normal resultam em altos níveis de bilirrubina, um produto de decomposição que pode causar descoloração amarelada da pele e dos dentes.
Características individuais
Cor do dente, como muitas outras características físicas, é um pouco variável entre os indivíduos, e algumas pessoas podem ser mais propensas a um tom amarelado, enquanto outras podem ter, inerentemente, dentes mais brancos. O envelhecimento está associado à coloração cada vez mais amarelada dos dentes. Os homens são mais propensos a ter dentes amarelos do que as mulheres, embora as razões não sejam claras. , , ] ]