O ácido orgânico primário encontrado no suco de maçã é o ácido málico, mas também contém pequenas quantidades de vários outros ácidos naturais, incluindo ácidos fosfórico, cítrico e quinico. De acordo com o Serviço de Extensão Cooperativa da Universidade do Estado de Oklahoma, o teor de ácido do suco de maçã lhe dá um valor mediano de pH de 3,7, qualificando-o como uma bebida de alta acidez. Embora seja comumente entendido que o consumo regular de alimentos e bebidas açucaradas aumenta o risco de cárie dentária, o consumo de alimentos e bebidas ácidas também pode comprometer a saúde bucal através da erosão do esmalte dentário, que pode levar a dentes moles e sensíveis, amarelamento e deterioração.
Erosão Dental
Quando você bebe uma bebida que tem um baixo valor de pH, ela suaviza temporariamente o esmalte dos dentes até que a saliva restaure o equilíbrio ácido-base da boca. O consumo regular de bebidas com alto teor de ácido pode impedir que sua boca mantenha seu nível natural de acidez, de acordo com a Academia de Odontologia Geral. Isso aumenta o risco de erosão dentária ou a perda do esmalte dentário por um processo químico que não envolve bactérias. As bebidas com alto teor de ácido são os principais contribuintes para o desenvolvimento e progressão da erosão dentária. De acordo com a American Dental Association, a quantidade total de ácido e tipo de ácido em uma bebida, bem como o seu tempo de exposição na boca, são fatores importantes para determinar como uma bebida é erosiva.
Bebidas ácidas
> O valor do pH é um fator significativo na determinação da capacidade erosiva de uma bebida. No entanto, certos tipos de ácidos são mais erosivos que outros. Um relatório de 2001 da American Dental Association afirma que o ácido fosfórico, um componente comum dos refrigerantes, é muito erosivo em bebidas com valores de pH abaixo de 2,5, mas menos erosivo em bebidas com valores de pH de 3,3 ou mais. De acordo com o mesmo relatório, os ácidos tartárico, cítrico e málico são especialmente erosivos, em parte porque se ligam ao cálcio em níveis mais altos de pH. Maçã, laranja e suco de grapefruit, limonada, refrigerantes diet e regulares, café descafeinado e regular, bebidas esportivas e vinho branco podem contribuir para a erosão dentária quando consumidos regularmente.
Minimizando Danos
Se suco de maçã ou qualquer outra bebida ácida é uma parte regular da sua dieta, você pode tomar medidas para minimizar o risco de danificar os dentes. Use um canudo para manter mínimo o contato entre o suco e seus dentes. Não segure o suco na boca ou beba sua bebida durante um longo período de tempo. Em vez disso, beba rapidamente para limitar a exposição dos dentes aos ácidos do suco. Mascar chiclete sem açúcar estimula o fluxo de saliva, que ajuda a diluir e neutralizar os ácidos. Um relatório "Wall Street Journal" de 2013 recomenda o uso de anti-séptico bucal imediatamente após beber suco ácido, ou esperar 30 minutos para escovar os dentes depois de consumir uma bebida ácida, porque os ácidos amolecem o esmalte e a escovação imediata pode causar danos.> Considerações
A erosão dentária é irreversível e pode levar ao dano estrutural de seus dentes. As primeiras indicações do esmalte ralo incluem dor ou sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frios. Creme dental dessensibilizante com pH neutro pode ajudar a reaplicar o restante do esmalte, de acordo com um artigo da Academia de Odontologia Geral publicado no site ScienceDaily. Limitar seu consumo de suco de maçã e outras bebidas ácidas é uma das melhores maneiras de reduzir seu risco de erosão dentária. No entanto, você não precisa eliminar alimentos e bebidas saudáveis e ácidos da sua dieta - praticar uma boa higiene dental também minimiza o risco de danos aos dentes.