Delicioso na boca, repugnante nos sapatos - a goma de mascar tem uma reputação errática. Embora tenha benefícios orais e mentais, os estudos também mostram que o chiclete em excesso pode contribuir para dores nas gengivas. O excesso de goma de mascar pode até levar a uma condição mais grave: desordem temporomandibular ou DTM.
Benefícios
Goma de mascar pode aliviar o estresse quando feito com moderação, de acordo com a Fox News. A goma de mascar ocasional dá aos fumantes uma fixação oral e ajuda os dietistas a quebrarem maus hábitos de lanches. Em 2009, a CNN relatou um estudo realizado pelo Baylor College of Medicine, demonstrando uma ligação entre a goma de mascar e melhor desempenho acadêmico. Goma de mascar também serve como uma maneira rápida de refrescar a respiração e reduzir a placa bacteriana. Efeitos da mastigação excessiva da gengiva pode causar dor na mandíbula, fadiga muscular, gengivas doloridas e espasmos musculares, de acordo com a FoxNews. Também pode levar ao distúrbio da articulação temporomandibular, também chamado de ATM ou DTM. No entanto, o Instituto Nacional de Saúde relatou um estudo realizado pelo Departamento de Ortodontia da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, em que pacientes sem distúrbios existentes na mandíbula, como DTM, se recuperaram rapidamente após 40 minutos de mastigação vigorosa da gengiva. Prevenção /Solução -
Evite a fadiga das gengivas limitando as atividades diárias de mastigação de goma, recomenda a FoxNews. Troque a goma de mascar para outras atividades de alívio de estresse, incluindo técnicas de exercícios e respiração. Indivíduos altamente estressados podem mastigar com mais força do que indivíduos não estressados, então esteja ciente de quão vigorosamente você mastiga, de acordo com a FoxNews. Relaxe enquanto mastiga chiclete para evitar mandíbulas doloridas.
Percepção especializada -
Dr. Douglas Sinn, cirurgião oral do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, diz que os efeitos da mastigação da gengiva podem ir além da gengiva e causar dor na cabeça e no pescoço. Ele chama chiclete crônico mastigando para aliviar o stress de um "ciclo vicioso" em que indivíduos estressados mastigam com muita força e causam fadiga gengival ou dor, o que continua o estresse.
Se você tem dores nas gengivas devido à mastigação excessiva , faça uma pausa sem goma e deixe a sua mandíbula descansar, recomenda a UT Southwestern Medical. Se dor, dor ou desconforto persistirem, consulte seu dentista ou higienista oral. Se você tem dor persistente no pescoço, mandíbula, cabeça e costas, acompanhada por um som de clique ao abrir a boca, pergunte ao seu dentista sobre TMD ou TMJ. , , ] ]