Beber vinho pode ser agradável, mas pode estragar seus dentes. O vinho pode ter um impacto negativo no seu esmalte, que é um filme que cobre e protege os dentes. De acordo com um estudo publicado na revista "Nutrition Research", em agosto de 2009, diferentes tipos de vinho podem ter um impacto mais negativo sobre os dentes do que outros.
Beber vinho pode estragar os dentes. O estudo "Nutrition Research" testou os efeitos de múltiplos vinhos tintos e brancos nos dentes. O estudo descobriu que o vinho corroeu o esmalte dos dentes, e o vinho branco teve um impacto pior do que o vinho tinto. O vinho é altamente ácido e o ácido leva a níveis mais baixos de minerais, como cálcio e erosão dentária. Riesling foi encontrado para ser o mais ácido dos vinhos testados no estudo. Bebidas e sucos com gás e gaseificadas também podem corroer o esmalte.
Manchas
Beber manchas de vinho, e embora o vinho tinto seja o pior ofensor, beber vinho branco pode não ser a resposta. O vinho branco também pode ser responsável pela coloração, diz o Dr. Mark Wolff, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, em um artigo no site da MSNBC. O vinho branco contém ácidos e taninos que podem tornar o esmalte dos dentes mais poroso, fazendo com que os dentes absorvam a cor dos alimentos e bebidas com mais facilidade. Taninos são moléculas que se ligam à estrutura dos dentes. Escovar os dentes depois de beber vinho pode realmente causar danos adicionais, diz o Dr. Peter Alldritt, presidente do comitê de saúde bucal da Associação Dental Australiana, em um artigo publicado em março de 2011 na ABC Health &Site de bem-estar. Escovar diretamente depois de beber bebidas açucaradas - como vinho, refrigerante e suco - pode machucar seus dentes porque o esmalte é macio do ácido nas bebidas. Comer frutas causa o mesmo problema. Escove os dentes 30 minutos ou mais depois de consumir alimentos e bebidas ácidas; isso dá tempo a sua saliva para neutralizar a acidez.
Dicas
Evitar o vinho pode ajudar a reduzir as manchas, mas existem maneiras de minimizar os danos sem abrir mão do vinho. Um artigo no FNC iMag recomenda escovar os dentes antes do jantar e colocar brilho labial. Um brilho labial com uma base de petróleo cria uma barreira entre os seus lábios e os taninos do vinho. Comer queijo também pode ajudar. O queijo é rico em cálcio, que neutraliza a saliva e combate os danos ácidos do vinho, de acordo com um artigo de 2009 no "The Independent".