A doença da gengiva é uma condição que causa inflamação dos tecidos que cercam os dentes. Conforme a condição progride, os ossos da mandíbula começam a corroer. A gengivite é causada por bactérias que crescem na superfície dos dentes e sob as gengivas. Dados científicos revelaram que a doença da gengiva pode causar doenças cardíacas, uma condição usada para descrever uma variedade de problemas cardíacos funcionais ou infecção cardíaca, de acordo com um comunicado de imprensa de 2008 da Universidade de Cincinnati. A gengivite é uma infecção bacteriana do tecido que envolve os dentes. O primeiro estágio da doença gengival é referido como gengivite; À medida que a condição piora, a gengivite se torna periodontite. A boca produz naturalmente placa, uma substância clara localizada nos dentes. A placa contém bactérias que produzem toxinas que irritam o tecido da gengiva. Ao longo do tempo, a placa endurece em tártaro, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.
Doença cardíaca
Existe uma ligação direta entre a doença gengival e a doença cardíaca. De fato, a ciência é capaz de prever quem desenvolverá doenças cardíacas com base em seus cuidados orais. A doença da gengiva pode causar problemas cardíacos, como endocardite e irregularidades funcionais. De acordo com o Langone Medical Center, a endocardite bacteriana é uma infecção bacteriana da membrana do coração causada por Streptococcus mutans e agregatibacter actinomycetemcomitans, duas espécies bacterianas associadas à doença da gengiva, diz o Dr. Nakano e colegas na revista "Oral Microbiology and Immunology". " As bactérias que se originam nos dentes e sob a linha da gengiva viajam para a corrente sanguínea, onde é depositado no tecido cardíaco, causando infecção e inflamação.
Sinais e Sintomas
A gengivite é uma condição leve que causa inchaço gengivas vermelhas que podem sangrar quando escovadas. A periodontite está presente quando as gengivas começam a recuar dos dentes, expondo o osso. O osso desprotegido é infectado por bactérias. As gengivas ficam vermelhas e inchadas, sangram e exsudam o pus. Os dentes se soltam, o mau hálito crônico segue e os dentes podem cair ou exigir a extração por um dentista, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.
Os sinais e sintomas da endocardite bacteriana incluem um sopro cardíaco, fadiga, febre. , fraqueza, dores musculares, tosse, dor nas articulações, falta de ar e pequenos pontos vermelhos na pele, boca e unhas. Anormalidades funcionais do coração presentes como palpitações cardíacas, batimentos cardíacos irregulares e dor no peito, de acordo com o Centro Médico Langone.
Fatores de Risco
O risco de doença gengival que leva à doença cardíaca aumenta em pessoas que têm uma predisposição genética e aqueles que não praticam uma boa higiene bucal. Os dentes devem ser escovados duas vezes ao dia e passar fio dental uma vez por dia. Além disso, pacientes imunocomprometidos com AIDS, leucemia ou diabetes sofrerão de doenças nas gengivas mais freqüentemente, assim como aqueles com alto estresse e má alimentação e aqueles que são fumantes, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan e Langone Medical Center.> Tratamento
A gengivite menor é tratada com higiene bucal aprimorada, que inclui o uso do fio dental e limpezas dentárias regulares. A doença da gengiva severa requer limpeza dental extensa acima da linha da gengiva. Antibióticos são prescritos para livrar a boca da infecção e, em casos extremos, a cirurgia é recomendada para remover tecidos e dentes infectados, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.
O tratamento da endocardite bacteriana inclui antibióticos intravenosos por quatro a seis semanas. Se a infecção persistir ou se o coração estiver danificado, a cirurgia é realizada para remover a causa da infecção e reparar as válvulas cardíacas danificadas, de acordo com o Langone Medical Center.