A maioria das pessoas associa a digestão com o estômago e intestinos, mas o site Nemours Kids Health explica que o sistema digestivo realmente começa na boca. Dentes humanos desempenham um papel importante na preparação de alimentos para entrar no estômago para a parte principal do processo digestivo. Eles são projetados e moldados perfeitamente para essa função.
Os dentes humanos consistem em quatro tipos diferentes de tecido. A parte interna é a polpa, que contém nervos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos para alimentar a raiz. Isto é cercado por um material duro e amarelado chamado dentina. O esmalte forma a próxima camada e protege os dentes das bactérias, do calor e do frio. Cemento, o quarto tipo de tecido, cobre a raiz do dente abaixo da linha da gengiva e mantém o dente no lugar.
Kids Health explica que os dentes humanos vêm em vários tipos, cada um dos quais é voltado para a mastigação um certo tipo de comida para prepará-lo para engolir e digerir. Incisivos são quadrados e afiados. Eles são usados principalmente para morder comida, enquanto os caninos longos e afiados a rasgam. Os bicúspides são planos para amassar e moer a comida enquanto você mastiga. Os molares têm pontos e sulcos que os tornam eficientes na mastigação vigorosa.
Os dentes humanos trabalham com as glândulas salivares para processar alimentos para engolir. A língua empurra a comida contra os dentes, e a saliva é liberada pelas glândulas nas paredes e no assoalho da boca enquanto você mastiga. A saliva facilita a mastigação e a deglutição, especialmente para alimentos secos, de acordo com a Kids Health. Também contém enzimas que iniciam o processo digestivo de carboidratos enquanto a comida ainda está na boca. É eventualmente engolido, uma vez que os dentes se transformam em uma massa úmida e macia.
Considerações
Os dentes do siso humano caem na categoria molar. A Kids Health diz que acredita-se que eles forneceram poder extra de mastigação milhares de anos atrás, quando os humanos comiam principalmente alimentos crus. Esta dieta mais natural exigia poder de mastigação extra para processá-lo para a digestão. Agora eles são frequentemente removidos porque não servem a nenhum propósito necessário e podem afastar outros dentes e causar dor.
Aviso: A perda de dentes pode afetar a digestão porque as pessoas com dentes perdidos muitas vezes são incapazes de mastigar suas propriedades alimentares. Isso pode ser corrigido com pontes ou implantes para preencher as lacunas ou dentaduras para substituir toda a boca de dentes perdidos. O site de informações ao paciente sobre implantes dentários recomenda a substituição dos dentes o mais rápido possível, pois as próteses totais impedem a alimentação. Diz que metade de todos os usuários de próteses totais evitam alguns alimentos, e 29% consomem apenas alimentos macios ou amassados.