As gengivas suportam os dentes para que possam funcionar corretamente. As gengivas saudáveis têm uma cor rosa claro, sem inchaço e sem sensibilidade. Quando as gengivas estão saudáveis, elas não sangram durante o atendimento odontológico de rotina. Em alguns casos, a infecção se desenvolve nas gengivas e causa sangramento, inchaço e sensibilidade. Sem tratamento adequado, esta infecção agrava e causa periodontite.
Vários tipos de periodontite afetam as gengivas. A periodontite crônica causa inflamação contínua e leva à perda óssea. Neste tipo de periodontite, o recesso das gengivas e os bolsos formam onde a infecção erode o maxilar. A periodontite agressiva causa destruição rápida do osso e perda de inserção. Perda de apego refere-se a uma redução no tecido que liga a raiz do dente ao osso. A periodontite necrosante causa a morte dos tecidos que compõem as gengivas e os ligamentos periodontais, de acordo com Perio.org, um site publicado pela Academia Americana de Periodontologia.
Causas
MayoClinic.com explica que a periodontite começa quando a placa permanece nos dentes e endurece em tártaro. O tártaro abriga bactérias e torna a placa mais difícil de remover. Quando a gengivite começa, causa inflamação e irritação das gengivas. Quando se desenvolve na infecção profunda da periodontite, faz com que os bolsos se formem entre as gengivas e os dentes. Essas bolsas se enchem de bactérias, tártaro e placa bacteriana, permitindo que a infecção avance sob a linha da gengiva.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da infecção gengival profunda incluem mau hálito, gengivas inflamadas, sensibilidade da pele. gengivas, inchaço das gengivas, dentes soltos e gengivas que sangram com facilidade. À medida que a infecção avança, bolsas de goma e perda de dentes também sinalizam periodontite grave.
MedlinePlus explica que os objetivos do tratamento para pacientes com infecção gengival profunda incluem a eliminação de bolsas e redução da inflamação. Os provedores de tratamento também procuram identificar quaisquer causas subjacentes da infecção. As opções de tratamento incluem a limpeza dos dentes e o uso de uma boa higiene bucal para evitar complicações. Alguns dentistas escalam os dentes, o que envolve o uso de instrumentos para soltar e remover os depósitos de tártaro dos dentes. Em alguns casos, a infecção gengival profunda requer cirurgia para abrir e limpar bolsas profundas, fornecer uma base melhor para dentes soltos ou remover um ou mais dentes.
Prevenção
Uma boa higiene oral reduz as chances de gengivite, que ajuda a prevenir infecções gengivais profundas. Crianças e adultos devem escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, conforme recomendado pelo Departamento de Saúde do Condado de Douglas em Tuscola, Illinois. As pessoas também devem passar o fio dental uma vez por dia e fazer limpezas dentárias profissionais regulares.