Pensamos que as crianças têm um hálito com cheiro doce, mas às vezes até uma criança adorável pode ter hálito fedido. A maioria dos casos de mau hálito em crianças resulta de problemas simples de resolver, como higiene bucal deficiente, mas às vezes o mau hálito pode indicar um problema mais sério. Se o mau hálito não parece ter uma causa direta, fale com o pediatra ou o dentista do seu filho.
Uma higiene bucal deficiente - Uma das causas mais comuns de mau hálito em crianças é a falta de higiene dental. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as crianças escovem os dentes pelo menos 2 vezes por dia, usando um creme dental com flúor se tiverem mais de 2 anos, para reduzir a cárie dentária. Ensine seu filho a escovar a língua e os dentes. O fio dental aromatizado e uma escova rotativa podem tornar a escovação mais agradável e eficaz. Nunca dê a crianças com menos de 2 bochechos ou pastas de dentes com flúor, que podem ser prejudiciais quando ingeridos. As crianças também devem evitar balas de menta que normalmente contêm açúcar e estimulam o crescimento bacteriano.
Boca Seca
Durante o dia, nossa saliva lava a maioria dos detritos e bactérias na boca que podem causar mau hálito. À noite, produzimos menos saliva e engolimos com menos frequência. Consequentemente, bactérias causadoras de odor se acumulam, levando à respiração matinal. Sempre que o seu filho respira pela boca, como quando o nariz está congestionado, pode levar a uma boca seca e a um mau hálito. Boca seca também pode ser causada por chupar o dedo, mastigar ou chupar um cobertor ou por certos medicamentos. Gomas sem açúcar ou doces azedos incentivam a produção de saliva.
Problemas Nasais
Se o seu filho tem uma infecção ou congestão nos seios da face ou nas cavidades nasais, o gotejamento pós-nasal pode levar ao mau hálito. Se o seu filho enfiou algo no nariz, isso pode levar a uma infecção que causa mau hálito, assim como um corrimento fedorento e odor que emana do nariz.
Amigdalite
Amigdalite pode causar mau hálito em crianças , especialmente se a comida ficar presa nas fendas das amígdalas. Se as amígdalas tiverem bolsas de infecção que se abrem e começam a drenar, os produtos resultantes da infecção podem levar ao mau hálito. Se o seu filho tem mau hálito e outros sintomas de uma doença, uma visita ao pediatra está em ordem.
Diabetes
Respiração que cheira a acetona, que tem um odor frutado, é um sintoma de diabetes. . A respiração que cheira a acetona também pode ocorrer se o seu filho ingerir álcool, salicilatos, acetona ou fenol. Se o seu filho tiver fôlego que cheire a acetona, contate seu pediatra ou centro de controle de veneno imediatamente.
Odores incomuns
O mau hálito muitas vezes pode ter um cheiro desagradável ou desagradável, mas normalmente desaparece com o tempo. Se a respiração fétida do seu filho persistir ou tiver um odor incomum, como o cheiro de violetas, amônia, aipo, amêndoas amargas ou peixe morto, por exemplo, isso pode indicar uma condição médica séria. Se você tiver dúvidas sobre o mau hálito em seu filho, entre em contato com o pediatra ou dentista de seu filho imediatamente, se a respiração tiver um odor incomum.