As crianças têm dois conjuntos de dentes, bebê e adulto. Seus dentes de leite começam a se formar muito antes do nascimento e são totalmente substituídos por dentes adultos quando se tornam adolescentes. Alguns terão que passar pelo desconforto dos aparelhos para obter dentes adultos duros. Como as crianças perdem seus dentes de leite, elas precisam aprender a cuidar adequadamente de seus dentes adultos para garantir uma vida inteira de saúde bucal.
Dentes de bebê
Os dentes de leite das crianças começam a se desenvolver enquanto ainda estão no útero . A substância básica dos dentes de leite começa a se formar quando o feto tem 6 semanas de idade. No terceiro ou quarto mês de gravidez, o tecido duro envolve os dentes. Os dentes do bebê irrompem pela gengiva da criança a partir dos 9 meses de idade e terminam quando a criança tiver pouco mais de 2 anos.
Dentes adultos
As crianças começam a perder os dentes do bebê por volta dos 6 anos. os dentes soltam-se e caem por conta própria para dar lugar a dentes adultos. Os primeiros dentes de leite a entrar em erupção geralmente são os primeiros a cair e as meninas geralmente perdem seus dentes de leite mais cedo do que os meninos. Os incisivos inferiores (dois dentes frontais inferiores) são os primeiros a ir, seguidos dos incisivos centrais superiores (dois dentes frontais superiores), incisivos laterais e primeiros molares. Os caninos e os segundos molares são os últimos dentes a cair, por volta dos 12 ou 13 anos.
Às vezes, um dente solto não cai imediatamente. Para retirá-lo, agarre-o suavemente com um pedaço de gaze ou tecido enrolado e torça. Se não sair, espere alguns dias para tentar novamente. Uma extração no consultório de um dentista pode ser necessária como último recurso.
Às vezes, o dente de leite de uma criança cai prematuramente devido à cárie dentária ou a um acidente, permitindo que o dente adulto saia antes é espaço suficiente para isso. A falta de espaço pode fazer com que o dente adulto fique torto, caso em que podem ser necessários suspensórios. Mesmo quando os dentes adultos saem em ordem, as bocas de algumas crianças são muito pequenas ou as mandíbulas superiores e inferiores não são do mesmo tamanho.
Embora os aparelhos sejam tradicionalmente considerados um procedimento feito em crianças, somente após Todos os seus dentes adultos surgiram, um número crescente de ortodontistas está avaliando e tratando crianças quando elas ainda têm seus dentes de leite porque acreditam que criar espaço suficiente para os dentes adultos o mais cedo possível é mais eficaz. Se uma criança deve pegar chaves enquanto os dentes de leite ainda estão presentes depende de situações individuais.
Como os dentes de adultos precisam durar uma vida inteira, é importante que as crianças aprendam a limpar corretamente os dentes. Ácido, bactérias, saliva e restos alimentares adicionais se combinam para formar a placa, que pode dissolver o esmalte dos dentes e causar cáries. Cavidades não tratadas podem causar dor, infecção e perda de dentes. As crianças precisam escovar os dentes completamente, especialmente perto das linhas de goma e molares onde a placa é mais proeminente, pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental pelo menos uma vez por dia e fazer uma limpeza profissional uma vez a cada seis meses. Como a placa começa a se formar 20 minutos após a ingestão, a escovação após cada refeição, especialmente após a ingestão de alimentos açucarados, é o melhor hábito para o desenvolvimento das crianças.
, , ] ]