Os dentes de leite geralmente ficam soltos e são substituídos por dentes adultos durante a infância. Esta é uma parte normal do crescimento e desenvolvimento. Quando os dentes adultos se soltam, é um problema. As condições que causam o afrouxamento dos dentes adultos afetam os próprios dentes ou o osso e as pequenas fibras do ligamento que mantêm cada dente fortemente enraizado na boca. Uma vez que estas estruturas são comprometidas, como os dentes são soltos depende da gravidade da doença.
Doença Periodontal e Infecção
A doença periodontal é uma doença gengival que danifica as estruturas de suporte dos dentes. Normalmente, existem alguns milímetros de espaço entre um dente e as gengivas saudáveis. Cerdas de escova de dentes e fio dental podem varrer esses pequenos espaços para mantê-los limpos. Quando a doença periodontal está ativa, esses espaços se tornam bolsões mais profundos onde as bactérias ficam presas. Essas bolsas são muito profundas para a escovação normal dos dentes. A inflamação causada por essas bactérias e depósitos de placa leva à destruição do osso e das fibras que prendem os dentes no lugar. Este é um ciclo progressivo de inflamação e destruição óssea que requer tratamento profissional. Uma vez que este processo esteja em andamento, os dentes podem ficar soltos e desconfortáveis. Os dentes afetados podem cair por conta própria ou precisam ser extraídos porque não têm mais suporte ósseo suficiente para mantê-los estáveis na boca.
Uma infecção de 1 ou mais dentes na boca também pode causar inflamação e destruição, levando ao afrouxamento dos dentes. Infecções dessa natureza podem ser resultado de cavidades profundas não tratadas, doença periodontal não tratada ou dentes quebrados.
Formas traumáticas
Formas traumáticas Se os dentes forem consistentemente submetidos a forças traumáticas, eles podem se soltar com o tempo. Exemplos de forças traumáticas pesadas incluem ranger ou apertar os dentes. Se apenas um dente estiver recebendo substancialmente mais força do que aqueles ao redor, esse dente pode ficar solto. O tratamento ortodôntico também exerce forças sobre os dentes, resultando na mobilidade que permite o alinhamento dos dentes.
Ferimentos e fraturas
Lesões traumáticas podem deslocar um dente dentro de sua cavidade em várias direções diferentes . Essa mudança de posição pode fraturar o osso ao redor do dente e danificar as fibras que seguram o dente no lugar. Se a raiz do dente estiver fraturada, a porção do dente que está exposta na boca pode se soltar.
Lesões ósseas
Diversas condições podem levar a lesões ósseas nas mandíbulas. Essas lesões ósseas podem destruir o osso ou expandi-lo e fazer a mandíbula parecer maior. As lesões ósseas deslocam ou soltam os dentes e podem estar ligadas a tumores e certos tipos de câncer, como linfoma e leucemia. Exames de câncer bucal realizados em exames dentários regulares e exames físicos realizados por um médico podem ajudar a identificar tumores benignos e malignos.
O que fazer
Se você está preocupado com os dentes soltos, seu dentista pode avaliar sua situação e guiá-lo para tratamentos apropriados, se necessário. Vendo seu dentista para exames regulares, combinado com bons cuidados em casa e vigilância, são as melhores maneiras de manter um sorriso forte e saudável. , , ] ]