A caspa é uma condição do couro cabeludo conhecida clinicamente como pitiríase capitis. O Dr. Flemming Andersen, do site de saúde da Net Doctor, afirma que esse é o problema mais comum do couro cabeludo. O fungo que desencadeia a doença aparece naturalmente em até 90% das pessoas, de acordo com Maggie Fox, editora de saúde e ciência da Reuters, embora nem todos eles venham a sofrer de caspa. Existem muitos mitos sobre as causas, mas estas muitas vezes não se alinham com os fatos.
A caspa é uma condição em que os flocos de pele em excesso aparecem no couro cabeludo. Embora o corpo liberte as células da pele regularmente, normalmente as células são pequenas demais para serem vistas facilmente. Caspa provoca a queda de aglomerados grandes, facilmente visíveis, que a Clínica Mayo afirma que é frequentemente acompanhada de comichão.
Causas
A principal causa da caspa é um fungo chamado pityrosporum ovale, de acordo com o Dr. Andersen. Este fungo está naturalmente presente na pele e no couro cabeludo, mas cresce excessivamente em algumas pessoas. Os flocos são realmente células mortas da pele que resultam do problema dos fungos.
A Clínica Mayo cita várias outras possíveis causas, incluindo um couro cabeludo seco ou oleoso, eczema e psoríase. Certos produtos capilares podem irritar o couro cabeludo, levando à descamação.
O estresse não é uma causa direta da caspa, segundo a empresa de xampu Nandoral. Nizoral explica que nenhum estudo científico jamais encontrou uma ligação causal direta entre a caspa e estresse.
O estresse pode afetar a caspa, embora não cause a condição. Pessoas sob estresse geralmente têm um sistema imunológico debilitado. Devido a isso, eles podem não ser capazes de combater eficazmente pityrosporum ovale. Isso torna mais difícil se livrar da caspa, se você já tem, a caspa pode até mesmo elevar o nível de estresse de uma pessoa, porque é uma condição embaraçosa. Os flocos são geralmente visíveis no cabelo e em roupas de cor escura, tornando o problema imediatamente aparente.
A Clínica Mayo afirma que alguns casos de caspa podem ser tratados simplesmente lavando o cabelo todos os dias com um xampu suave ou trocando os produtos para os cabelos se a causa for irritação. Caspa teimosa é geralmente tratada com um shampoo anti-fúngico ou anti-caspa, de acordo com o Dr. Andersen. Estes estão disponíveis nas lojas e geralmente contêm sulfeto de selênio, piritionato de zinco ou cetoconazol, todos os quais são eficazes contra pityrosporum ovale.
Redução do estresse pode apoiar a eficácia de um shampoo, aumentando a capacidade do sistema imunológico para afastar o fungo. Técnicas comuns para combater o estresse incluem meditação, exercícios de respiração profunda e atividade física regular.
Aviso
O estresse pode ser perigoso para sua saúde. Pode não causar caspa, mas tem sido associada a vários outros sintomas e condições físicas. O American Institute of Stress cita dores de cabeça, ranger de dentes, azia, infecções, alterações do apetite, problemas de sono e perda ou ganho de peso como apenas alguns dos efeitos potenciais.