Encontrar um xampu medicamentoso para a caspa pode ser complicado, diz MayoClinic.com. O que funciona para um sofredor de caspa pode não funcionar tão bem para você. Um número de opções sem prescrição restringir flocos brancos e coceira, mas enquanto todos são formulados para controlar a caspa, pode-se fazer um trabalho melhor do que o resto. Xampus castrados medicamentosos são geralmente recomendados como a melhor maneira de se livrar desses flocos brancos irritantes, contanto que você usá-los corretamente.
caspa: o que provoca isso
Embora a caspa pode ser causada por um couro cabeludo seco Normalmente, ocorre porque o couro cabeludo é mais oleoso, diz MayoClinic.com. Psoríase, eczema e dermatite seborréica são três doenças da pele que podem causar caspa. O uso de determinados produtos para os cabelos, como corantes e produtos para pentear, pode causar dermatite de contato, bem como caspa. De acordo com o American Osteopathic College of Dermatology, a caspa é exacerbada pelo crescimento excessivo de um fungo semelhante a levedura em seu couro cabeludo, chamado malassezia. Às vezes, a caspa resulta de não lavar o cabelo com frequência suficiente. Se a sua caspa for leve, você pode resolvê-la simplesmente lavando todos os dias. No entanto, os casos mais graves de caspa pedem coisas mais fortes.
Sobre os xampus medicamentosos
Os xampus medicinais não prescritos para caspa podem ter a mesma aparência na prateleira das farmácias, mas esses produtos contêm diferentes medicamentos para dar a eles flake- propriedades de combate, diz MayoClinic.com. Piritionato de zinco e cetoconazol são ingredientes que reduzem a presença de malassezia. Sulfeto de selênio também reduz a presença deste fungo e diminui a taxa de renovação celular no couro cabeludo. Shampoos de alcatrão também normalizam o turnover celular. Os xampus à base de ácido salicílico são descritos pela MayoClinic.com como "esfoliações do couro cabeludo" formuladas para se livrar da descamação.
Cuidados e preocupações
Os ingredientes dos xampus para caspa podem causar certos efeitos colaterais. O ácido salicílico, por exemplo, tem a reputação de ser muito seco, portanto, se você escolher um xampu com esse ingrediente, pode ser aconselhável condicionar o cabelo depois de lavar. O sulfeto de selênio pode causar mudanças de cor em cabelos grisalhos, loiros ou tingidos. MayoClinic.com aconselha o uso desses shampoos de acordo com as instruções do produto. Enxaguar muito bem após o uso.
Outras alternativas
Uma abordagem mais natural à caspa é lavar o cabelo diariamente com um xampu de óleo de tea tree. De acordo com MayoClinic.com, o óleo da árvore do chá tem propriedades anti-sépticas, antibióticos e antifúngicos. Algumas pessoas exibem a sensibilidade da pele ao óleo da árvore do chá, adverte MayoClinic.com. O American Osteopathic College of Dermatology sugere a compra de dois ou três diferentes xampus caspa medicamentoso com ingredientes diferentes e girando-os. Shampoo todos os dias no primeiro até a caspa está sob controle, diz MayoClinic.com, em seguida, reduzir a frequência de uso de três a quatro vezes por semana. Quando você lava o cabelo, ensaboar, então deixe o xampu no couro cabeludo por cinco minutos antes de enxaguar. Isso dá tempo para os ingredientes trabalharem.
Caspa Teimosa
Se você usou um xampu para caspa medicada por várias semanas, mas ainda não está obtendo os resultados que precisa, consulte o seu médico, aconselha MayoClinic.com . Caspa teimosa pode ser característica de uma doença de pele chamada dermatite seborreica, especialmente se o seu couro cabeludo estiver vermelho e a descamação também estiver presente no seu rosto. A Academia Americana de Dermatologia indica que adultos de meia-idade e idosos têm mais probabilidade de ter dermatite seborréica. O seu médico pode recomendar um xampu para caspa medicamentoso prescrito ou usar uma loção esteróide tópica para resolver seus sintomas.