A gravidez pode alterar a textura e condição da sua pele e cabelo. Ele pode deixar os cabelos crespos retos e vice-versa, além de deixar os cabelos secos mais oleosos e secos. Pode causar acne e break-out em mulheres que já tiveram a pele clara ou levam a pele mais clara em mulheres propensas a acne. Enquanto o cabelo oleoso pode ser um indesejado efeito colateral da gravidez, você pode tomar medidas para controlar o óleo e melhorar seu estilo de gravidez.
Hormônios e Produção de Óleo - Flutuações hormonais durante a gravidez e níveis mais altos de hormônios sexuais chamados andrógenos pode ampliar as glândulas sebáceas da sua pele e levá-las a aumentar a produção de uma substância oleosa conhecida como sebo. A produção excessiva de sebo pode levar a pele e cabelo oleosos.
Enquanto as alterações hormonais da gravidez afetam cada mulher individualmente, o Dr. William Sears, pediatra e autor de &; O Livro da Gravidez: Mês a mês, Tudo o que você precisa saber dos Especialistas da América, ” sugere que muitas mulheres sofrerão alterações em seus cabelos e pele no segundo trimestre e no quarto mês de gestação. Essas alterações geralmente se invertem depois que você dá à luz, à medida que seus hormônios retornam aos níveis normais pré-gravidez.
Hormônios e crescimento indesejado de pêlos
Os mesmos andrógenos que causam o cabelo oleoso também podem fazer com que pêlos indesejáveis em muitas áreas do seu corpo, como sua barriga, costas ou rosto. Esses pêlos podem parecer mais grossos e mais escuros do que o crescimento normal do cabelo. Embora você possa precisar depilar ou depilar com frequência para manter o crescimento do cabelo sob controle, todas essas alterações são efeitos colaterais temporários da gravidez.
Alterações no cabelo durante a gravidez
Embora a maioria das mulheres experimente algumas alterações capilares durante a gravidez gravidez, a maioria não experimenta os mesmos tipos de alterações. Enquanto seu cabelo pode parecer fino, oleoso e sem brilho, outras mulheres experimentam cabelos mais grossos, mais fortes e mais brilhantes. Além do aumento dos níveis de andrógenos, as mulheres grávidas também experimentam um surto na produção do hormônio estrogênio. Aumento dos níveis de estrogênio pode tornar o cabelo mais grosso e mais completo, prolongando o ciclo de crescimento de seu cabelo, o que diminui a taxa em que cai.
Cuidados com o Cabelo e Styling
Enquanto você não pode controlar as flutuações hormonais devido a gravidez, você pode melhorar a aparência do seu cabelo. Shampoo cabelo oleoso em uma base diária e deixando o shampoo no couro cabeludo por cinco minutos antes de enxaguar para ajudar a remover os depósitos oleosos. Em vez de usar um xampu projetado para o seu tipo de cabelo pré-gravidez, mude para um especificamente projetado para cabelos oleosos. Use condicionador apenas nas pontas do seu cabelo para evitar o excesso de condicionamento e peso.
Consulte o seu cabeleireiro em um novo estilo para melhor se adaptar à condição e à textura do seu cabelo durante a gravidez. Cortes em camadas podem dar ao cabelo liso e oleoso mais corpo e plenitude. O xampu seco ou uma leve pitada de talco em pó nas raízes do seu cabelo absorve o excesso de oleosidade quando você não tem tempo para tomar um banho.
, , ] ]