Os atletas de treinamento de força podem se beneficiar do aumento dos níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino que ajuda a construir massa muscular. Em seu desejo de construir um físico melhor ou melhorar o desempenho, muitos atletas jovens recorrem a esteróides e suplementos hormonais masculinos. No entanto, seu corpo converte a testosterona em diidrotestosterona - uma forma de hormônio sexual masculino que inibe o crescimento do cabelo em sua cabeça e contribui para a calvície masculina.
O que é a calvície masculina?
Masculino- calvície padrão é caracterizada pela falta de crescimento do cabelo começando no topo da sua cabeça. Com o passar do tempo, a calvície progride, estendendo-se do alto da sua cabeça até perder todo o seu cabelo. Dois fatores - testosterona e predisposição genética - têm que agir em conjunto para influenciar esse tipo de calvície, de acordo com "Concepts in Medical Physiology", de Julian Seifter. Um homem que tenha uma predisposição para a calvície de padrão masculino, mas um baixo nível de testosterona, não perderá o cabelo. Uma mulher que é geneticamente predisposta a desenvolver esse tipo de calvície só vai perder o cabelo se ela produz muito andrógeno.
O papel dos hormônios sexuais masculinos
Uma parte do seu folículo piloso - a papila dérmica - absorve nutrientes dos capilares da pele e cria novos folículos capilares, promovendo o crescimento do cabelo. A papila também contém receptores para um hormônio sexual masculino conhecido como diidrotestosterona, ou DHT. Quando esses receptores captam o DHT em seu corpo, os nutrientes são impedidos de atingir o folículo piloso. Porque não está recebendo comida, o folículo entra em um estado de descanso. O folículo inativo gradualmente encolhe, fazendo com que seu cabelo fique mais fino e mais leve. Finalmente, o cabelo em cima da sua cabeça vai se parecer com o cabelo pouco visível no traseiro de um bebê. A quantidade de DHT que o corpo produz e a sensibilidade dos folículos capilares ao DHT contribuem para a calvície masculina.
Esteróides, músculos grandes e calvície Testosterona, o ingrediente ativo dos esteróides, tem dois efeitos: anabólico e androgênico. Para a construção muscular, os efeitos anabólicos levam a um aumento nas fibras musculares, ossos mais densos e uma redução na gordura corporal, de acordo com “Men’s Body Sculpting”, de Nick Evans. Incentivando a síntese de proteínas, os esteróides ajudam seu corpo a usar proteínas de maneira mais eficiente. Os efeitos androgênicos são observados em meninos que amadurecem nos homens - crescimento de pêlos e corpo, voz mais profunda e aumento do desejo sexual. Porque a testosterona é convertida em DHT, o nível elevado de testosterona em seu corpo a partir de esteróides exacerba a calvície de padrão masculino. Embora os esteróides tenham sido banidos de competições de atletismo e não sejam vendidos legalmente nos EUA, os machos com o objetivo de construir massa muscular os obtêm no mercado negro e os utilizam.
O perigo dos suplementos
Em 1998, o slugger Mark McGwire bateu um recorde de 70 home runs. Ele então admitiu publicamente o uso de um precursor de andrógeno, ou delta-4-androstenediona, de acordo com "Uso de Hormônio e Abuso por Atletas" por Ezio Ghigo. Em comparação com esteróides, este suplemento foi autorizado a ser vendido ao balcão pelo Suplemento Dietético e Lei de Educação de Saúde de 1994. Porque o seu corpo pode converter androstenediona em testosterona, um suplemento externo pode produzir os mesmos efeitos dos esteróides. Por ser um andrógeno mais fraco, você precisa tomar doses mais altas de androstenediona para experimentar seus benefícios de fortalecimento muscular. Suplementos hormonais masculinos podem aumentar o nível de DHT em seu corpo e contribuir para a calvície de padrão masculino.