A perda de cabelo, que é conhecida como alopecia, é bastante comum em homens. Aos 30 anos, cerca de metade de todos os homens começam a notar perda de cabelo e a maioria tem alguns de calvície em 60, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As mulheres também podem experimentar perda de cabelo, especialmente com a idade. Alguma perda de cabelo é determinada por hereditariedade ou causada por fatores como doenças ou radioterapia; Yoga não é susceptível de alterar esses tipos de perda de cabelo. No entanto, praticando yoga pode prevenir ou tratar a perda de cabelo de determinadas causas. O estresse pode desempenhar um papel na perda de cabelo, e o estresse é uma das principais causas de perda de cabelo que a ioga pode impactar. Muitas aulas de ioga incluem componentes que aliviam o estresse, como respiração profunda, visualização e meditação. Essas atividades calmantes podem equilibrar o sistema nervoso para ajudar seu corpo a relaxar. Além disso, a pesquisa apresentada em uma reunião anual da Endocrine Society em 2003 descobriu que o yoga reduz os níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue. Aumentando a circulação sanguínea O aumento da circulação traz mais sangue para os folículos capilares, o que pode ajudar o crescimento do cabelo, de acordo com o Pacific College of Oriental Medicine. Art of Living explica que as poses de flexão para a frente, como pose de cão virado para baixo e pose de frente para frente, melhoram a circulação para a cabeça. Inversões ou inversões parciais também podem melhorar o fluxo sanguíneo para a cabeça.
Regulamentar as hormonas
Yoga pode ajudar a prevenir ou controlar a perda de cabelo, equilibrando os níveis hormonais no corpo, uma vez que problemas hormonais ou alterações podem causar perda de cabelo. Um artigo do "Yoga Journal" observa que o yoga pode estimular as glândulas endócrinas, que são instrumentais na produção de hormônios. Particularmente, poses de inversão podem proporcionar esse benefício, pois trazem você de cabeça para baixo para ajudar seus fluidos corporais a fluir em uma direção diferente. Inversões incluem poses como Headstand e Shoulderstand. Iniciantes e intermediários podem tentar inversões de menor intensidade, como pose de ponte, postura de ombro apoiada e pose invertida.
Meditando por condições autoimunes
Condições auto-imunes podem às vezes causar perda de cabelo. Componentes meditativos de uma aula de ioga parecem acalmar respostas imunológicas excessivas que são características de condições auto-imunes, explica o Dr. Timothy McCall em seu livro "Yoga as Medicine". Um estudo de 1998 publicado na revista "Psychosomatic Medicine" descobriu que a meditação mindfulness elimina as lesões mais rapidamente em participantes com psoríase, uma condição auto-imune.