A cimetidina é caracterizada pela Mayo Clinic como um antagonista da histamina H2. Mais comumente referido como um bloqueador de histamina, esta medicação oral reduz os ácidos estomacais, o que pode ajudar a tratar úlceras duodenais e gástricas. Também é benéfico para quem sofre de azia e indigestão ácida. Quando administrada em doses mais altas, no entanto, a cimetidina pode afetar o nível de hormônios sexuais masculinos no corpo. Isso poderia incentivar o crescimento de pêlos em mulheres que sofrem de calvície feminina, ou alopecia androgenética.
Calvície feminina
Embora um número de fatores diferentes podem desempenhar um papel na calvície de padrão feminino, um dos mais comuns é diidrotestosterona, ou DHT, de acordo com a American Hair Loss Association. Quando a testosterona é exposta à enzima tipo 5-alfa-redutase II, ela é rapidamente convertida em DHT. DHT liga-se aos folículos sensíveis a este hormônio, provocando miniaturização e subsequente perda de cabelo.
Cimetidina
A American Hair Loss Association explica que a cimetidina atua como um antiandrogenético no corpo, o que significa que inibe os efeitos biológicos de hormônios sexuais masculinos. O uso diário pode reduzir os níveis de testosterona nas mulheres e, conseqüentemente, diminuir os níveis de DHT. Com menos DHT no couro cabeludo, você deve ver uma desaceleração na progressão da perda de cabelo, bem como experimentar o crescimento do cabelo. A cimetidina também pode impedir que a DHT se ligue aos folículos pilosos, o que os impede de encolher e provocar a queda de cabelo. Dosagem
As dosagens para tratar a perda de cabelo em mulheres são muito mais altas do que as usadas para tratar problemas gastrointestinais. o medicamento sem receita não é recomendado para estimular o crescimento do cabelo. Você precisará conversar com seu médico ou dermatologista sobre uma receita médica. Esta receita muitas vezes varia de mulher para mulher. Siga sempre as ordens do seu médico quando tomar este ou qualquer outro medicamento.
Tratamento
Se a cimetidina não fornecer resultados, ou se o seu médico determinar que esta medicação não é um tratamento adequado Para a sua queda de cabelo, existem outros medicamentos disponíveis que podem estimular o crescimento do cabelo. Minoxidil, espironolactona, contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal e cetoconazol mostraram-se promissores no tratamento da alopecia androgenética em mulheres.
Aviso: Os homens não devem usar a cimetidina para estimular o recrescimento capilar, adverte a americana. Associação de perda de cabelo. As doses mais altas necessárias para fornecer resultados podem afetar adversamente os homens, causando feminização e efeitos colaterais sexuais. Discuta outras opções de tratamento com seu médico ou dermatologista.