Segundo Dharmananda, uma cabeça de cabelo saudável é dependente da suficiência de cabelo. suprimentos de sangue no fígado. Se o sangue do fígado é insuficiente, não vai subir e fornecer nutrição para a cabeça. O cabelo fica cinza ou cai. A condição dos rins também é transmitida pela saúde do cabelo da cabeça, e a perda de cabelo ou grisalho é um sinal de uma deficiência relacionada aos rins, de acordo com o Instituto de Medicina Tradicional.
Calvície padrão é o tipo mais comum de perda de cabelo. Calvície padrão pode afetar as mulheres, mas é mais comum em homens. Calvície de padrão geralmente segue um padrão de uma linha fina receding e o afinamento de cabelo na coroa. Ho-shou-wu é uma erva altamente valorizada na medicina tradicional chinesa porque se diz que aumenta a força nos rins e no fígado. Ho-shou-wu geralmente será prescrito por um fitoterapeuta chinês para tratar a calvície padrão. Alopecia areata é uma condição que leva a queda de cabelo em aglomerados. Ao contrário da calvície que ocorre gradualmente, a alopecia areata pode surgir subitamente. Os médicos ocidentais acreditam que esse tipo de perda de cabelo pode ser causada por uma doença autoimune. A medicina tradicional chinesa interpreta a alopecia como resultado da deficiência sangüínea, que pode ser causada por uma dieta pobre, uso de drogas, envelhecimento ou estresse. Acredita-se que as mudanças repentinas na saúde sejam uma conseqüência do "vento", que é uma das seis influências prejudiciais, segundo a medicina chinesa. Alguns tratamentos que podem ser prescritos por um médico chinês para tratar alopecia são ginseng combinação nutritiva e Tang-kuei Quatro Combinação.
Tratamentos tópicos
Os remédios tópicos para perda de cabelo incluem a aplicação de pimenta ou gengibre para ajudar a restaurar a circulação para o couro cabeludo. Ho-shou-wu, a erva usada para tratar a calvície, também pode ser aplicada topicamente.
Em 2007, David Barlow, um químico farmacêutico do Reino Unido, e seus colegas realizaram um estudo sobre a eficácia dos ingredientes ativos na medicina tradicional chinesa. Eles usaram um sistema analítico chamado Random Forest para descobrir a raiz da atividade de ervas e produtos naturais usados na medicina chinesa. Seu estudo revelou que muitas das alegações feitas pelos fitoterapeutas chineses sobre as propriedades curativas das ervas realmente tinham substância, e suas descobertas também revelaram vários novos compostos não utilizados no sistema tradicional que podem ser úteis para tratar doenças e enfermidades. , , ] ]