A alopecia sazonal, também chamada de alopecia de flanco sazonal e alopecia responsiva à luz, é uma condição recorrente de perda de cabelo que afeta cães, gatos, cavalos, vacas e porcos, de acordo com o Manual Veterinário da Merck. Alopecia é a perda de cabelo parcial ou total em áreas do corpo onde o cabelo geralmente cresce. Animais com alopecia sazonal perdem cabelo nos flancos durante certas épocas do ano. Os veterinários geralmente iniciam o processo de identificação e tratamento da alopecia sazonal descartando as causas da queda de cabelo do animal.
Os diferentes tipos de alopecia têm muitas causas; entretanto, os veterinários determinaram que a alopecia sazonal não é pruriginosa, o que significa que a perda de cabelo não é causada por coceira e coçar inexplicáveis e não inflamatória. Enquanto a perda de cabelo ocorre principalmente na área do flanco, a perda de cabelo pode ocorrer na ponte do nariz. Embora o seu cão pode ter perda de cabelo sazonal acontece em qualquer época do ano, a maioria dos animais perdem o cabelo na primavera ou no outono.
Sintomas
Animais com queda de cabelo sazonal geralmente crescem cabelo novo após o término da temporada. Muitas vezes, um animal pode pular uma temporada de perda de cabelo e perder o cabelo na temporada seguinte. Os flancos do seu animal mostram perda de cabelo simétrica e sua pele é mais escura nas áreas de perda de cabelo. Uma infecção de pele pode afetar as áreas de calvície e a pele pode parecer escamosa e fina. O novo cabelo do seu animal pode ter uma cor diferente do cabelo original. Alguns animais nunca crescem novos pêlos nos pontos de calvice.
Animais Afectados
Muitas raças de cães são afetados por alopecia sazonal, mas aqueles que parecem ser mais afetados são Airedales, boxers e bulldogs ingleses. Outros cães com alta incidência são grifos, schnauzers e collies barbudos. A alopecia sazonal é mais comum entre animais em latitudes mais altas, de acordo com a Academia de Medicina Veterinária do Distrito de Columbia. Alguns veterinários acreditam que a alopecia sazonal, ou alopecia responsiva à luz, afeta os animais durante as estações, quando os dias são mais curtos e os animais recebem menos luz solar, especialmente animais domésticos e animais em áreas com invernos escuros. veterinário pode realizar um exame, testes e biópsias de pele para fazer um diagnóstico de alopecia sazonal. Alguns veterinários acreditam que a causa é uma condição hormonal que afeta os folículos pilosos. Outros apontam para uma deficiência genética de melatonina que afeta a pele. DVM360, uma revista veterinária on-line, cita a falta de exposição à luz solar como causa e observa a presença de hiperpigmentação e alopecia troncular em cães com a doença.
Tratamentos
Alguns veterinários recomendam a melatonina como um tratamento sazonal. alopecia. A melatonina é um bioquímico de ocorrência natural usado pelo corpo para regular os ritmos circadianos. A melatonina pode encurtar o episódio de perda de cabelo e prevenir a recorrência, de acordo com a Academia de Medicina Veterinária do Distrito de Columbia, que relata uma taxa de resposta positiva de 50 a 75 por cento ao tratamento com melatonina. A melatonina, em forma oral ou injeções, é administrada até que o animal comece a desenvolver um cabelo saudável. A melatonina também é usada para prevenir ou tratar futuras ocorrências da doença. Alguns veterinários prescrevem a melatonina oral e aumentam a exposição à luz solar para tratar a alopecia sazonal. Animais recebendo tratamento têm vários graus de sucesso no crescimento de novos cabelos.