Calvície masculina
A genética certamente desempenham um papel na calvície masculina; no entanto, os dermatologistas acreditam que altos níveis de testosterona também contribuem, de acordo com Weil. O excesso de testosterona no corpo se decompõe em uma substância química chamada diidrotestosterona, ou DHT. Esta molécula realmente danifica folículos pilosos, o que leva à calvície, afirma um artigo no "Daily Mail". Pesquisadores alemães do Departamento de Dermatologia e Alergologia da Universidade Freidrich-Schiller, em Jena, conduziram um estudo em 2006 que confirmou essa crença.
Cafeína
O estudo, publicado no "International Journal of Dermatology" em janeiro 2007, também revelou uma ligação entre cafeína e tratamento de perda de cabelo. Enquanto a cafeína não inibe diretamente a produção de DHT como algumas soluções anti-calvície, o estudo sugere que a cafeína estimula o crescimento do cabelo e ajuda a tornar os folículos pilosos resistentes ao efeito deletério da testosterona.
Estudo Resultados
Pesquisadores alemães realizaram um experimento em 14 homens em vários estágios de perda de cabelo. Eles fizeram biópsias do couro cabeludo e os colocaram em várias soluções contendo diferentes concentrações de cafeína ou testosterona. Em apenas cinco a oito dias, os cabelos das soluções de cafeína cresceram de 33 a 40%. Os pesquisadores observaram aumento do crescimento do cabelo dentro das primeiras 24 horas, relata a notícia da perda de cabelo.
Coffee
Café, é claro, é uma fonte de cafeína, mas é uma fonte oral. A cafeína é absorvida através do sistema digestivo e distribuída uniformemente por todo o corpo. Como resultado, a concentração de cafeína que atinge o couro cabeludo não atinge níveis significativos sem níveis extremos de consumo - 60 xícaras por dia. Para ser eficaz, os pacientes teriam que aplicar cafeína diretamente em seus couros cabeludos, observa Hair Loss News.
Alpecin
Pelo menos uma empresa, a Alpecin, já desenvolveu e comercializou um produto tópico para queda de cabelo com base na Estudo alemão. Usado como um xampu, Alpecin deve regenerar o crescimento do cabelo em três a quatro meses. Novos desenvolvimentos na produção de produtos dermatológicos tópicos à base de cafeína, talvez baseados em extratos de café, continuam a ser uma das direções mais promissoras para a prevenção da queda de cabelo.